Menu

WhatsApp e Twitter mudam configurações para dar maior privacidade ao usuário

07/11/2019 às 09:00
Tempo de leitura
4 min

O WhatsApp divulgou, na quarta-feira (6), sua mais nova configuração de privacidade, que possibilita o usuário a aceitar ou recusar que te adicionem em grupos de conversa. O novo recurso evita que desconhecidos adicionem qualquer contato e possam sabotar o número.

Esse recurso estava sendo testado na Índia desde abril, e agora começa a funcionar gradualmente em todos os países onde há a presença do aplicativo. No Brasil, em especial, a nova configuração era desejada, já que, no país, a prática de incluir integrantes em grupos sem permissão se tornou comum na época das eleições do ano passado.

Além de impedir a ingressão de integrantes osa grupos sem permissão, o controle também irá minimizar o efeito de conteúdos virais disseminados.

Para ativar o novo recurso, é só abrir o WhatsApp e ir em “configurações”; após isso “conta”, “privacidade”, e “grupos”; desça até a última opção e decida quem tem permissão para adicioná-lo em grupos. Lá haverá as opções: “todas as pessoas”, “apenas seus contatos” ou “apenas alguns de seus contatos”.

Caso administradores de grupos não puderem adicionar alguma pessoa que tenha ativado o controle, poderão ir até a conversa privada e enviar um convite para o usuário. Ele terá três dias para aceitar, caso nada seja feito, o convite será expirado.

A nova função ainda não está disponível para todos os usuários, mas não deve demorar muito para acontecer. De acordo com a empresa WhatsApp, é preciso estar com o aplicativo atualizado na última versão que nos próximos dias o recurso estará à disposição.

Essa é uma medida que faz parte de uma série de mudanças das quais a empresa está efetuando, para tornar o aplicativo mais privativo. Recentemente, o WhatsApp também reduziu o limite de encaminhamentos de mensagens, de 20 para cinco, e o selo que aparece quando uma mensagem é encaminhada a partir de outra conversa no mensageiro.

Twitter estuda diminuir assédio virtual

Não é apenas o WhatsApp que está mudando sua política e configurações do aplicativo. Outra rede social também está tratando de mudanças afim de evitar desgastes por parte do usuário. O Twitter anunciou uma série de novos recursos que podem integrar a plataforma em 2020. Dentre as novidades, uma mudança estrutural na plataforma no que diz respeito aos retuítes e as menções nas conversas.

As novidades foram anunciadas por Dantley Davis, vice-presidente de design e pesquisa.

“Recursos para 2020: remova-me dessa conversa; não permita RT deste tuíte; não permita que as pessoas me mencionem sem minha permissão; remova essa @menção desta conversa; Tuíte apenas isso para: Hashtag, interesse ou estes amigos”.

Estes recursos são ferramentas que a rede social está estudando e, com o tuíte de Davis, foi pedido um feedback e a opinião dos usuários sobre a possibilidade dessas mudanças.

Apesar de não ter nada certo ainda, as mudanças nas ferramentas do Twitter servem para o combate ao assédio virtual na plataforma e eventuais exposições. Em uma rede social em que tudo se podia, com conteúdos em texto, vídeo e foto, sem censura, muita exposição foi criada dentro da rede, o que levantou o questionamento sobre o quão é benéfico esse tipo de liberdade na internet. Remover a permissão para mencionar pessoas em tópicos ou tuítes sem a permissão do usuário e de impedir o retuíte, por exemplo, contribuem para que seu conteúdo não seja mal interpretado ou tirado de contexto.