Menu

Vale aciona nível 1 de emergência para barragem em Mariana

15/05/2020 às 21:45
Tempo de leitura
2 min

No último sábado, dia 9 de maio, a mineradora Vale iniciou o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão, localizada entre Mariana e Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas (MG). Esse nível de protocolo não requer a evacuação da população a jusante da barragem, e, segundo a Vale, o protocolou foi iniciado de forma preventiva, resultante da evolução das práticas de gestão de segurança de barragens da Vale e da necessidade de incrementar o nível de conhecimento das propriedades geotécnicas da estrutura.

A barragem Dicão Leste teve sua Declaração de Condição de Estabilidade positiva emitida em março de 2020. Entretanto, em decorrência desta reavaliação, esta se tornará negativa.

A Vale também informou, em nota, que o acionamento do Nível 1 da barragem Dicão Leste não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no 1T20.

Defesa Civil de Catas Altas se manifesta

A Defesa Civil Municipal de Catas Altas informou, nesta sexta-feira (15) que, ao contrário do que foi divulgado, a barragem Dicão Leste, não está localizada no município de Catas Altas, e sim em Mariana. Contudo, o órgão ressalta que a estrutura está muito próxima da divisa com o distrito do Morro D’Água Quente.

Apesar disso, por ser impactado diretamente, o município da região Entre Serras de Minas solicitou esclarecimentos à empresa sobre o Protocolo de Emergência Nível 1 emitido no dia 8 de maio para a barragem Dicão Leste.

De acordo com o Plano de Ação da barragem, nenhuma ação de evacuação será necessária. Além disso, obras para aumento de segurança da barragem já estão sendo realizadas.

Ainda hoje a Vale publicou uma errata informando que, de fato, a barragem está localizada no município de Mariana, e não em Catas Altas, como havia informado anteriormente.

COMENTÁRIOS