Menu

Uma pausa para um chá

03/06/2020 às 08:00
Tempo de leitura
2 min

Uma bebida bastante consumida mundialmente é o chá, o qual é preparado através da infusão de folhas, flores, raízes ou frutos.

O consumo do chá é muitas vezes justificado pelas suas propriedades digestivas, calmantes, diuréticas, entre outros benefícios. No entanto, a fim de preservar ao máximo as propriedades do chá, o ideal é que o preparo ocorra no momento do uso, já que as substâncias naturais presentes nos vegetais podem ser perdidas após o armazenamento.

O chá pode ser mantido na geladeira sem alterações dos seus princípios ativos pelo período de 24 horas, sendo assim, a bebida pode ser preparada e mantida na geladeira ou em temperatura ambiente para ser consumida ao longo do dia.

Leia também: Utilização do chá verde como aliado no emagrecimento

Embora o chá seja uma bebida produzida com ingredientes naturais, adquirindo dessa forma a conotação de saudável, é importante salientar que seu consumo não deve ser feito em grandes quantidades, visto que devido à presença de cafeína em sua composição, o consumo excessivo pode irritar a mucosa gástrica causando dores de estômago em pessoas predispostas.

Além disso, dependendo da espécie vegetal utilizada no preparo da bebida e da condição fisiológica do indivíduo o consumo pode ser contraindicado mesmo que em quantidades moderadas, pois alguns vegetais apresentam substâncias que produzem efeitos adversos que podem prejudicar determinados quadros de saúde; dessa forma é importante que se avalie previamente a composição da bebida e quais seus efeitos associados a fim de evitar prejuízos em vez de benefícios.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:04