Menu

UFMG suspende aulas por tempo indeterminado devido ao coronavírus

16/03/2020 às 17:21
Tempo de leitura
2 min

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), que irá suspender as aulas presenciais a partir da próxima quarta-feira (18) por tempo indeterminado, devido o agravamento da contaminação do coronavírus. A decisão foi tomada após uma série de reuniões internas com os membros da instituição.

Há três dias atrás, na última sexta-feira (13), a UFMG havia decidido manter as aulas e divulgou formas preventivas para evitar a doença, porém, nesta segunda a instituição decidiu suspender as aulas como uma forma de dar segurança à comunidade institucional.

“Temos centenas de ações de extensão que podem ser prioridade de oferta justamente neste momento em que é necessário redobrar os cuidados com nossa população. Por isso, vamos fazendo o nosso planejamento juntamente com a interrupção das aulas. Afinal, é uma situação emergencial, e estamos adotando esse encaminhamento com muita responsabilidade e serenidade, em conformidade com os protocolos definidos pelas autoridades da área de saúde”, disse a reitora da Universidade, Sandra Regina Goulart Almeida.

A medida foi anunciada após reunião com os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). A reitora Sandra Goulart Almeida explicou que o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG acompanha diariamente a epidemiologia da Covid-19 para tomar as decisões coerentes com a situação da propagação da doença.

“Temos 60 mil pessoas em nossa comunidade, não podemos simplesmente parar de uma hora para outra todas as atividades – quando não há orientação técnica para isso – e provocar uma série de impactos colaterais. Não podemos sobrecarregar rodoviárias, por exemplo, e parte expressiva de nossos alunos hoje não é da de Belo Horizonte. Muitos deles dependem dos nossos restaurantes universitários para se alimentar, precisamos continuar garantindo essa alimentação até a hora que for o momento de interromper completamente as atividades”, informou.

Coronavírus em Minas Gerais

O mais recente Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais foi disponibilizado no último sábado (14), com 386 notificações de coronavírus no estado, quatro foram confirmados, 297 em investigação e 85 descartados.

Veja também: Coronavírus: Prefeitura de Congonhas decreta situação de emergência

COMENTÁRIOS