Menu

Uberlândia é a segunda cidade mineira com o maior número de óbitos por Covid-19

13/08/2020 às 16:24
Tempo de leitura
2 min

Uberlândia registrou mais seis mortes decorrentes da Covid-19 nesta quinta-feira (13). Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, o total de óbitos agora é de 288, colocando o município em segundo lugar no estado para o número de mortes pela doença. Belo Horizonte ultrapassa 740 vítimas fatais.
A situação da cidade mais populosa do Triângulo Mineiro é delicada, pois parte da população se recusa a aderir as medidas protetivas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde. Há uma crise política entre os munícipes que consiste em muitos acreditarem que os números oficiais divulgados pela prefeitura são fraudulentos e que não há tantos casos da doença assim na cidade. Os mais prejudicados são os que estão em casa, ou seguindo à risca as medidas protetivas.
Segundo a Secretaria Municipal, o número de infectados também subiu. Nas últimas 24 horas, a cidade registou novos 167 casos, número bem inferior ao apresentado na última terça-feira (11), data em que foram registrados 498 casos em apenas um dia. O total de moradores infectados em Uberlândia é de 15.578.
Seguindo as orientações do presidente da república Jair Bolsonaro, a prefeitura anunciou na semana passada a compra e liberação do medicamento Hidroxicloroquina, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais oficiais do Executivo, o medicamento estaria disponível em todas as farmácias públicas do município e para pacientes tanto da rede pública como da privada de saúde. Após severas críticas o vídeo foi apagado.
A taxa de ocupação dos hospitais locais são é de 80%, 278 pessoas estão hospitalizadas, sendo 163 em enfermarias e 115 em UTIs. Nessa quarta-feira (12), 14 pessoas tiveram alta da UTI, enquanto que 31 da enfermaria. O número total de recuperados não tem sido divulgado.
As mortes causadas pela Covid-19 vem aumentando 33% nas últimas duas semanas. O estado é um dos sete na lista de altas de mortes, no entanto não participa ainda da lista de estados que estão estáveis e nem em queda no número de óbitos.
Leia também: Saiba tudo sobre o Concurso Público em Uberlândia.