Menu

Tijolos à vista vão deixar sua cozinha planejada simplesmente fantástica!

06/04/2019 às 17:14
Tempo de leitura
6 min

Cozinhas modernas não seguem um só padrão de arquitetura e design. Já foi-se o tempo em que se pensava que as casas do futuro deveriam ser high tech.

Ou mesmo que os ambientes residenciais mais agradáveis eram aqueles mobiliados, revestidos e ornamentados com elementos tradicionais. Hoje, uma cozinha planejada pode conter peças antigas somadas a peças novas; todas juntas, em total harmonia.

Crédito da foto: Tria Arquitetura

Afinal, quem disse que eletrodomésticos de inox não ficam ótimos ao lado de armários feitos de madeira maciça? Ou que porcelanatos retificados não são capazes de fazer uma linda decoração de parede juntamente com peças de ladrilho hidráulico ou blocos cerâmicos artesanais?

Na verdade, imagens de projetos contemporâneos provam que a preferência das pessoas está, no momento, justamente favorável a esta mistura.

De fato, ambientes de cozinha planejada estão mesmo mais coloridos, alegres e cheios de textura – altamente personalizados.

Nas lojas, há móveis de MDF em azul, vermelho, laranja, verde e outros tons mais. Também existem itens feitos em metal, madeira reciclada e até plástico. E para as paredes e pisos, peças incomuns agora são usadas de revestimento – é o caso do tijolo à vista. Entenda o caso a seguir!

Crédito da foto: Ana Cano Milman

Como o tijolo à vista é empregado em ambientes de cozinha planejada

A imagem de um tijolo à vista pode fazer a pessoa pensar em residências antigas, construídas em áreas campeiras ou zonas onde se aplica a arquitetura sustentável.

De fato, hoje ainda existem muitos sistemas construtivos que seguem os mesmos preceitos de civilizações passadas, como a taipa de pilão. E também modelos de blocos construídos de modo mais ecológico, como o solo-cimento.

Pois bem, texturas de peças assim, quando deixadas à mostra, sem qualquer tipo de cobertura, parecem deixar certos ambientes mais bonitos, como de cozinha planejada.

Fora que sempre há a possibilidade de se usar uma imitação feita em placas pré-fabricadas, simulando o mesmo efeito. É como dizem, sabendo fazer as combinações certas, tudo tende a dar certo!

Crédito da foto: Tetriz Arquitetura e Interiores

Diferente do que alguns possam pensar, ainda tem espaço para o tijolo à vista nos projetos contemporâneos de decoração de interiores. Não é algo comum, mas, sim, este material está sendo visto empregado em cozinhas.

E porque se diz que não é algo comum? Pelo fato de que esses pequenos blocos empilhados possuem juntas, onde acumulam-se sujeiras – algo que em nada combina com este tipo de ambiente.

Crédito das fotos: Tria Arquitetura e Tatiana Coutinho + Roberta Vilela

Cuidados que se deve ter com tijolo à vista em cozinha planejada

Uma pessoa pode resolver criar uma cozinha de visual mais diferente, ousado. Mas, ela deve tomar certas medidas de segurança. Se a ideia é descascar uma parede para deixar algum material visível, como um tijolo, o melhor é conversar com um engenheiro ou arquiteto antes.

Esses profissionais é que são habilitados para dar um parecer sobre qualquer possível risco à estrutura da casa.

Crédito das fotos: Érica Salguero e CASA COR 2016

Outra coisa importante é avaliar a questão dos efeitos deste material sobre o ambiente. De imediato, a primeira coisa que a pessoa precisa se preocupar é com relação ao acúmulo de sujeiras já citado.

É que numa área onde se mexe com alimentos, por questões de saúde, não de pode permitir isso. Mas, tem alternativas para o arquiteto ou designer evitar tal problema.

Crédito da Foto: GF Projetos

Uma ideia inicial é tentar deixar, na cozinha planejada, o tijolo aparente ou as plaquetas de tijolo em superfícies o mais distante possível da pia e do fogão. Outra é passar um verniz sobre as peças, para que elas não soltem partículas que possam acabar pousando sobre as bancadas e panelas. E, por último, usar mesmo as peças cerâmicas que imitam tijolo, um produto que é bem mais fácil de sofrer manutenção e higienização.

Crédito da foto: Tr Arquitetura

Onde se indica colocar tijolo à vista na cozinha planejada

Como dito antes, tem certos pontos de uma cozinha planejada onde o tijolo à vista não combina. Contudo, há muitos outros em que ele combina até demais. Por exemplo, numa parede sem quaisquer armários instalados – principalmente a que faça ligação com uma sala de estar ou jantar.

Ou numa área onde as bancadas não servem para o preparo de alimentos, mas somente como apoio para utensílios domésticos.

Créditos da foto: Estúdio Urbhá arquitetura e ODVO Arquitetura e Urbanismo

Por que o tijolo à vista pode ser um bom revestimento para cozinha planejada

Definitivamente, o tijolo não é o primeiro material que vem à cabeça do projetista no momento em que ele está planejando uma cozinha, mas pode ser uma possibilidade.

Esse material faz uma quebra visual pertinente na frieza e sobriedade de móveis e equipamentos Digamos que ele dá aquele toque de cor e calor necessários para equilibrar os elementos num espaço contemporâneo tecnológico.

Créditos da foto: INÁ Arquitetura e Estudio Vermelho Arquitetura

Pensando desse modo, você consegue se convencer de que o tijolo à vista seria capaz de deixar uma cozinha planejada mais bonita?

Então, por que não testar essa ideia?

Crédito da foto: Ana Lopes

Estas dicas de como usar tijolo à vista na cozinha planejada foram criadas pela equipe Viva Decora.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:38