Menu

Thalía para leigos: das novelas mexicanas à música POP

25/03/2020 às 21:57
Tempo de leitura
3 min

Nascida em 26 de agosto de 1971, na Cidade do México, Ariadna Thalía Sodi Miranda é uma atriz, cantora e compositora mexicana. Com mais de 60 milhões de discos vendidos, é uma das cantoras latinas mais importantes e apreciadas do mundo, considerada rainha do pop latino ou a Madonna latina. Além da música, ela também é conhecida por suas telenovelas, especialmente a sua “trilogia das marias”.

Filha de Ernesto Sodi Pallares e de Yolanda Miranda Mangem ela é a caçula de cinco irmãs. Thalía iniciou sua carreira profissional quando era muito jovem: aos nove anos de idade, participou do grupo musical Din-Din e depois do festival infantil de canções “Juguemos a cantar” (“Vamos brincar de cantar!”). Em 1986, elA se juntou ao grupo de jovens “Timbiriche”, que era um dos grupos musicais mais famosos da época. Durante esse período, ele já participava de novela, mas o grande sucesso ocorreu apenas nos anos 90 , quando participou da famosa “TrilogIa das MarIas”, composta por “Maria Mercedes” (1992), “Marimar” (1994) e “Maria do Bairro” (1995-1996).

É pelas novelas que ela é mais conhecida no Brasil, existem pessoas que desconhecem a carreira musical dela. Foi exibida no Brasil pela primeira em 1996, no SBT, tendo sido reprisada em 1997 e 2012.

Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1990 com o título “Thalía”, seguido por “Mundo de Cristal” em 1991 e “Love” em 1992, mas eles não tiveram muito sucesso. Em 1995, ela assinou um contrato com a extinta gravadora EMI Music, que abriu o caminho para seu sucesso internacional. Seu primeiro álbum com a EMI saiu no mesmo ano com o título “En Éxtasis”, que contou a produção do famoso compositor cubano, Emilio Estefan (marido da cantora Gloria Estefan). Os sucessos continuaram com “Amor à la mexicana”, “Arrasando” e muitos outros discos.

YouTube video

No ano de 1999, ela fez sua última novela, “Rosalinda”. Em 2003, foi lançado seu primeiro álbum todo cantado em inglês. No primeiro single “I Want You” ela colabora com o rapper americano de ascendência porto-riquenha Fat Joe. A música se tornou um grande sucesso e é uma das canções mais lembradas da cantora. A música tem duas versões: inglês e espanhol.

YouTube video

Posteriormente, Thalia lançou os álbuns “El sexto sentido” (2005), “Lunada” (2008), “Habitame siempre” (2012), “Amore mio” (2014), “Latina” (2016) e “Valiente” (2018).

Em 2009, a diva latina lançou seu primeiro álbum ao vivo, o “Primeira fila”, que foi gravado em Miami, na Flórida, sob o selo Sony Music. O álbum foi lançado já no final do ano e vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo.

Nesse álbum, ela regravou a música ‘Como Vai Você’ gravada anos atrás em espanhol por Roberto Carlos sob o título de “Qué será de ti”. A versão de Thalía ficou belíssima:

YouTube video

Thalia já veio ao Brasil nos anos de 1997, 1998 e 2000, onde participou de diversos programas do SBT, especial o “Domingo Legal”, apresentado pelo Gugu Liberato (1959-2019).

Na última semana, a drag queen brasileira Pabllo Vittar lançou o clipe da música “Tímida” que conta com a participação de Thalía. O clipe foi todo gravado em Nova Iorque. A música tem elementos do reggaeton, estilo de música de origem latina, caribenha e europeia. Há também elementos da música brasileira como o pagode e/ou samba. Assista:

YouTube video

COMENTÁRIOS