Menu

Técnicos administrativos da UFOP aprovam paralisação de 48h

26/11/2019 às 16:30
Tempo de leitura
2 min

Nessa segunda-feira (25), 212 técnicos-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovaram, paralisação de 48h para esta terça (26) e quarta-feira (27). A paralisação faz parte da Greve Nacional de dois dias, convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos (FASUBRA). A paralisação tem como objetivo se posicionar contra as ações do governo federal e o desmonte do Estado.

Panfletaço

Além disso, ocorrerá um “panfletaço” na quarta-feira, pelas ruas de Ouro Preto, com concentração às 9h no Sindicato dos Trabalhadores Tecnico-administrativos da UFOP (ASSUFOP). Segundo o Sindicato, o material elaborado destacará “as medidas perversas do governo Bolsonaro contra os setores públicos, contra a educação e o trabalhador brasileiro”.

Deste modo, a ASSUFOP informa que “após a aprovação da nefasta PEC da reforma da Previdência e dos sucessivos ataques à educação, o governo novamente foca nos trabalhadores, em especial nos servidores públicos, e envia mais um pacote de maldades ao Congresso Nacional com três Propostas de Emenda à Constituição (PEC)”.

Uma das medidas veda o aumento de despesa com pessoal, inclusive o aumento de vantagem, auxílio, bônus, abono, verba de representação e benefício de qualquer natureza. Outros dispositivos impedem reajustes salariais, criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título; realização de concurso público; e criação de despesa obrigatória; entre outros.

A plenária da paralisação, que aconteceu no auditório do Departamento de Geologia, aprovou também a participação da categoria no evento intitulado “O Desmonte da Educação Pública”, que ocorrerá nesta terça-feira (26), às 15 horas, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas e Exatas (ICEB), no campus Morro do Cruzeiro.

As convidadas para compor a mesa de debate sobre o desmonte da educação são as professoras Qelli Viviane Dias Rocha e Marina Barbosa Pinto, Presidente da Associação dos Docentes de Juiz de Fora (APES).