Menu

Sono nosso de cada dia

02/10/2019 às 21:04
Tempo de leitura
3 min

O estresse faz parte da rotina de grande parte da população, com isso um sono de qualidade tem se tornado uma realidade distante para muitas pessoas.

É durante o sono que nosso corpo se recupera das atividades exercidas durante o dia e se revigora para o dia seguinte. Devido à importância de se dormir bem é que surgem diversas recomendações populares para a indução do sono, dentre elas a ingestão de leite morno antes de se deitar.

A crença de que o consumo de leite morno pode induzir o sono se deve à presença de triptofano em sua composição. O triptofano é um aminoácido envolvido na produção de melatonina e serotonina que são hormônios com papel fundamental na regulação do sono.

Leia também: Consumir, ou não, aquele cafezinho após as refeições?

A disponibilidade desse aminoácido depende, além da ingestão de alimentos fontes, da quantidade de aminoácidos neutros, incluindo a leucina, isoleucina e valina, visto que estes  competem com o triptofano para atravessar a barreira hematoencefálica. Dessa forma, a ingestão de grandes quantidades de proteínas (ricas nos aminoácidos citados) diminui a captação de triptofano pelo cérebro. Em contraponto, a ingestão de carboidratos aumenta as concentrações cerebrais de triptofano à medida que ocorre o aumento dos níveis circulantes de insulina, pois esta estimula a captação dos aminoácidos neutros pelo músculo esquelético, tornando o triptofano mais biodisponível para a síntese dos neurotransmissores. Desse modo, a ingestão de laticínios acompanhados de carboidratos na forma de biscoitos ou cereais, como aveia e granola, por exemplo, no período noturno pode favorecer um sono de qualidade.

Além de preferir estes alimentos no período noturno, deve-se evitar alimentos gordurosos e estimulantes. Os alimentos gordurosos tem uma digestão mais difícil, causando desconfortos o que prejudica o sono.  Alimentos estimulantes (café, chás, chocolates, refrigerantes) devem ser evitados, pois estimulam o sistema nervoso, dificultando o processo do sono, devido ao fato de manterem o sistema nervoso em estado de alerta.

Do ponto de vista científico não existem evidências que comprovem a eficácia do consumo de leite morno para melhorar o sono, porém não existem contraindicações, caso seja notado um estado de relaxamento após o consumo. O fato é que o triptofano, sobretudo quando associado ao consumo de carboidratos, é benéfico à saúde por proporcionar um sono de melhor duração e qualidade. No entanto deve-se dar preferência ao leite na forma desnatada, pois com menor teor de gorduras a digestão se torna mais fácil, o que poupa energia do organismo e possibilita um relaxamento real.

COMENTÁRIOS