Menu

Sobremesas Infalíveis que vão surpreender no Dia das Mães

10/05/2019 às 22:00
Tempo de leitura
3 min

Confira abaixo duas receitas práticas, fáceis e deliciosas retiradas do livro Larousse das Sobremesas Infalíveis, da Editora Alaúde. Ambas receitas levam no máximo 6 ingredientes e 4 passos para ficarem prontas.

Barquete de chocolate e banana

Tempo de preparo 25m – Rende 4 porções

Ingredientes

– 100g de chocolate amargo
– 2 bananas
– 1 receita de massa sablée (veja dica)
– 1 colher (sopa) de creme de leite em alta gelado e sem soro
– ½ limão siciliano

Modo de preparo

  1. Forre as forminhas de barquete com a massa. Espete o fundo das massas nas forminhas com um garfo, cubra com papel-manteiga e espalhe feijões crus sobre eles. Leve ao forno preaquecido (180 °C) por 10 minutos.
  2. Derreta o chocolate em fogo baixo e, fora do fogo, adicione o creme de leite e misture bem.
  3. Amasse uma banana, regue-a com o suco do limão e disponha esse purê nas bases dos barquetes já assadas e frias e sem o papel-manteiga. Espalhe o chocolate por cima e decore com a segunda banana cortada em fatias finas.

DICA

Para fazer a massa sablée, misture com a ponta dos dedos 125 g de manteiga, 250 g de farinha de trigo e uma pitada de sal, formando uma farofa grossa. Adicione 1 ovo e amasse até obter uma massa macia. Se necessário, junte um pouquinho de água para dar liga. Refrigere por 30 minutos antes de usar.

Semifreddo de café e pistache

Tempo de preparo 5h30 – Rende 6 porções

Ingredientes

– 4 ovos
– 120g + 1 colher (sopa) de açúcar
– 80ml de café coado forte
– 80g de pistache cru sem casca e picado
– 200ml de creme de leite fresco bem gelado
– Um punhado de grãos de café cobertos com chocolate

Modo de preparo

  1. Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar. Incorpore o café preparado e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura aderir à colher.
  2. Em uma frigideira antiaderente sem óleo, torre os pistaches por 2 minutos. Polvilhe-os com 1 colher (sopa) de açúcar e caramelize-os por 1 minuto no fogo.
  3. Bata o creme de leite em ponto de chantili. Bata as claras em neve. Incorpore o chantili e, depois, a clara batida ao creme de café já frio. Junte os pistaches.
  4. Disponha esse creme numa fôrma forrada com filme de PVC. Cubra a superfície com mais filme e leve ao congelador por 5 horas. Desenforme 15 minutos antes de servir e decore com os grãos de café cobertos com chocolate.
COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:17