Menu

Sobre viagens e mineirices!

19/05/2019 às 20:25
Tempo de leitura
3 min

Muito prazer, eu me chamo Vanessa!

Sou uma das autoras do blog de viagens “O Queijo vai na Mala”, um espaço onde registro minhas andanças e descobertas em Minas Gerais e em outros cantos deste nosso vasto país.

O blog foi idealizado por mim e pelo marido, Leonardo. Sempre ouvíamos dos amigos e familiares que viajávamos muito e claro, virávamos motivo de piada: “lá vão eles de novo”.

Conhecendo a cidade mineira de Paracatu, no Noroeste do Estado

Viajar é um vício. Impressionante como que, depois que você toma gosto, não tem mais como voltar atrás. A única certeza que temos é a de que precisamos viajar. Precisamos nos mover, andar por aí, respirar outros ares, encontrar novas paisagens e ver novas “gentes”. Precisamos trocar, experimentar, ouvir, falar, fazer laços.

Mais do que pontos turísticos e passeios pré-programados, gostamos é de vivências. Os encontros pelo caminho, com a natureza e com as pessoas que conhecemos são parte fundamental do que trazemos em nossa bagagem.

Nossas viagens são quase sempre de baixo custo, a maioria em nosso próprio carro, carinhosamente batizada por “Catarina”, e habitualmente construímos nós mesmos todo o roteiro. Acreditamos que com um pouco de pesquisa, disposição e planejamento qualquer um pode viajar!

Conversando com Sr. Jayr, produtor rural de queijo, na cidade mineira de Alagoa, na Serra da Mantiqueira

Já foram tantas as andanças que sentimos necessidade de registrá-las para nossa própria consulta e memória. Inicialmente pensamos no blog enquanto um espaço só nosso, onde poderíamos escrever uma espécie de “diário de bordo” e foi bem divertido pensar que daqui a cinco, dez, vinte anos (quem sabe?) poderíamos voltar e ler tudo, lá do início. Ou quando algum amigo pedisse uma indicação ou informação de nossas viagens poderíamos ir lá no relato e lembrar daquele detalhe que a memória já teima em apagar.

Daí veio o pensamento: por quê não dividir estes relatos com os amigos e com todos os viajantes? Praticamente todos os nossos roteiros são construídos com consultas a sites e blogs de outros viajantes, além de sites de dicas de viagens e de avaliações. Já lemos diversos relatos que foram muito úteis para nós e seria muito bom poder também ajudar outras pessoas que estão “construindo” suas viagens.

E assim nasceu “O queijo vai na mala”. O título, escolhido por nós num “brainstorm” logo após retornar de uma viagem diz tudo: não importa para onde vamos, levamos a nossa essência conosco. Nossa mineirice (sim, nos orgulhamos muito disto!), nosso jeito de “interior”, mesmo morando numa das maiores capitais do país (Belo Horizonte), e nossa sede de viver novas experiências nos trouxeram até aqui. E nos sentimos muito felizes em poder compartilhá-las!

E a partir de agora dividirei também com os leitores do Mais Minas nossas dicas. Vai ser um prazer ter vocês conosco!

(Não é mentira que levamos queijo na mala em praticamente todas as viagens. E o medo de chegar lá longe e não ter?)

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:12