Menu

Shows do carnaval são cancelados em Muriaé; verba irá atender vítimas das chuvas

13/02/2020 às 10:15
Tempo de leitura
3 min

A Prefeitura de Muriaé (MG) cancelou os shows que iriam acontecer no período do carnaval. A decisão foi tomada apos a cidade sofrer danos causados pelas chuvas. A gestão atual resolveu remanejar a verba que pagaria os shows para atender demandas da cidade e das vítimas de enchentes.

Os shows cancelados abririam e encerrariam o desfile das escolas de samba, que foi mantido. No entanto, o “Esquenta Muriaé”, que era composto por apresentações musicais não irá mais acontecer. A festa nos distritos também não será realizada este ano

As escolas de samba estão planejando o carnaval 2020 desde março de 2019, e detalhes como criação de enredo e fantasias já estavam sendo estudados desde o ano passado. As agremiações também vêm realizando ensaios periódicos e eventos paralelos, com intuito de envolver a comunidade e de arrecadação financeira para realização dos desfiles.

Através de convênio e com autorização da Câmara de Vereadores, a Fundarte já havia repassado, até dezembro do ano passado, 70% do valor destinado à festa, para execução das alegorias e de carros alegóricos, de forma que não há como esse recurso ser devolvido aos cofres públicos. Cabe ressaltar que as quantias repassadas para as escolas de samba foram aprovados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, que é o gestor do Fundo Municipal de Cultura.

Além disso, as cinco escolas desenvolvem um trabalho socioeconômico gerando cerca de 150 empregos diretos, envolvendo mais de 800 pessoas das comunidades, dentre elas idosos e jovens, que têm a oportunidade de participar ativamente da produção do carnaval.

“O trabalho social desenvolvido pelas escolas de samba tem um valor intangível que não há como ser mensurável em valores financeiros, resgatando jovens da criminalidade e aumentando o sentimento de pertencimento das comunidades”, relata Flávia Neves, diretora geral da Fundarte.

Com o cancelamento dos shows, do apoio financeiro aos blocos de rua e da realização de festas nos distritos, a Prefeitura economizará cerca de R$ 60 mil.

Até o momento, a Prefeitura não recebeu nenhum repasse dos governos estadual e federal para atender as vítimas das chuvas.

Confira abaixo a programação dos desfiles das Escolas de Samba de Muriaé

– Sexta-feira (14):
Grêmio Recreativo Escola de Samba do São Joaquim
Acadêmicos do Marambloco

– Sábado (15):
Grêmio Recreativo Escola de Samba Santa Terezinha
Grêmio Recreativo Escola de Samba Papagaio
Sociedade Recreativa e Cultural Canarinhos do Samba

COMENTÁRIOS