Seleção feminina de futebol se despede da Copa do Mundo

PUBLICADO EM

EDITORIA:

A seleção feminina de futebol perdeu para a França, neste domingo (23), em Le Havre, França, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2019 e está eliminada da competição.

Foi o primeiro mata-mata que a seleção enfrentou durante a Copa. Em uma partida acirrada, as meninas perderam para as donas da casa e favoritas à conquista da competição.

A seleção, se superou dentro de campo e levou o confronto para a prorrogação. No entanto, no segundo tempo do período extra foram derrotadas com o gol marcado por Amandine Henry, camisa 6 da seleção francesa.

Recado das veteranas

Após a eliminação, jogadoras pediram mais profissionalismo das jogadoras mais novas. Dessa forma, o clamor de atletas como Marta, é por um olhar mais atento às novas gerações.

É um momento crucial para darmos continuidade ao trabalho que vem sendo feito na modalidade.

“Será que a gente não vê a Formiga com 41 anos? Será que é milagre o que ela faz? ”, afirma a atleta.

Marta ainda alerta: “Não vai ter uma Formiga para sempre, uma Marta, uma Cristiane”.

 

A atuação da seleção brasileira foi marcada por protestos em prol da igualdade de gênero. Por exemplo, a camisa 10, Marta Silva, jogou luz sobre o problema brasileiro da disparidade de salários e investimentos entre o futebol feminino e o masculino.

Ela jogou o campeonato com chuteiras pretas, não patrocinadas, e com o simbolo de igualdade entre os gêneros.

Agora, a maior artilheira do mundo demonstra preocupação com o que vem sendo feito para que a seleção feminina de futebol siga conquistando seu espaço no esporte.

Futuro da modalidade

Marta e o time mais vitorioso do futebol feminino, há 12 anos, levantava o troféu de vice-campeã no Mundial de 2007. Apesar das conquistas que a seleção feminina realizou nos últimos anos a disparidade de investimentos entre os esportes segue chamando atenção.

Por exemplo, apesar da bela apresentação do Brasil nesta Copa, questiona-se qual são as estratégias que a entidade faz para a disputa do Mundial e do Sul-Americano nas categorias sub-20 e sub-17.

Ambas ocorrem no ano que vem. Além das olimpíadas em Tóquio, Japão, com data marcada para iniciar no dia 24 de julho.

Nomes importantes para a seleção como Cristiane já havia dito que não voltará para a próxima edição, em 2023. Marta ainda não oficializou uma decisão, mas Formiga já tinha até se aposentado da seleção e voltou atrás. O trio quebrou recordes e fez história individualmente, mas não conquistou um título coletivo de peso até hoje….

Será que o Brasil reconhece a importância que essa geração têm para a modalidade?

Seleção feminina comove torcedores e demonstra preocupação com as gerações futuras
Em 2007, seleção feminina pedia apoio após segundo lugar na Copa do Mundo. Crédito da Foto: Reprodução/GloboEsporte.com

 

Artistas homenageiam seleção

A atriz, Taís Araújo disse que está orgulhosa da seleção.

“Primeira em que me emociono, me envolvo, faço campanha e torço muito, mas muito mesmo! A despedida deixa a sensação de até logo, de que em pouco tempo estaremos ainda mais fortes e unidas!”, completou.

Já Tatá Werneck fez questão de destacar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres dentro do futebol.

“Parabéns às nossas jogadoras. O resultado desse jogo é ver a história de vocês contada pela garra, pelo comprometimento, por terem que, ainda, mostrarem duplamente suas competências para ser valorizadas”, afirmou.

Seleção feminina se despede da Copa e jogadoras demonstram preocupação com as gerações futuras
Palavras de apoio à seleção, após a derrota para as francesas, seguiram nas redes sociais. Crédito da Imagem: Reprodução

Comentários

destaque

Justiça determina pagamento de auxílios a aposentado atingido por barragem, em Mariana (MG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou em caráter liminar o pagamento retroativo do auxílio assistencial de emergência e de...

Federação Mineira de Futebol confirma retorno do Campeonato Mineiro dia 26 de julho

Em reunião virtual nesta terça-feira (8), os 12 clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro decidiram que irão retornar com a competição...

EDITORIAS POPULARES

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,320FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
182SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever
Comentários