Menu

Segue a corrida eleitoral em Ouro Preto

02/11/2019 às 21:57
Tempo de leitura
3 min

O mês de outubro vai se acabando e as movimentações políticas na cidade patrimônio mundial seguem a pleno vapor!

A novidade do mês foi a oficialização da filiação e pré-candidatura de Angelo Oswaldo ao PV, que hoje tem dois edis na câmara municipal. Com uma cerimônia cheia dos chamados “angelistas”, chamou atenção a falta de parlamentares estaduais e federais no evento (apesar do envio de vídeos), bem como de parte significativa da chamada militância verde, onde se inclui aí até mesmo um dos vereadores do partido.

Falando nisso, conta-se à boca miúda que o atual gestor municipal, Júlio Pimenta (MDB), deixou claro que aqueles que se fizessem presentes no ato de pré-candidatura de A. Oswaldo estariam fora do governo. Será esse o motivo de tão poucos membros do PV terem ido? Afinal de contas, entre vários cargos de segundo e terceiro escalão, a sigla dirige duas importantes secretarias no governo. Veremos um possível racha verde no próximo período? Aguardemos…

Enquanto isso, do lado da oposição, a base chamada “leandrista” segue discutindo nomes variados para compor com o ex-prefeito José Leandro uma chapa competitiva. Há quem diga que o nome de vice nessa chapa está mais disputado que jogo de futebol no campo da Barra domingo de manhã, com postulantes vários: médicos, advogados, etc.

Ainda nesse mesmo campo, temos ainda o Solidariedade, que dizem por aí também lançará seu vereador que atua na área dos esportes como pré-candidato. Vamos aguardar para ver se a informação é de fato verídica ou mais uma fofoca de bastidores…

Já entre os partidos de esquerda com representação em Ouro Preto, os que merecem maior destaque são o PCdoB e o PT. Enquanto o primeiro segue com sua tática de construir um plano de governo horizontal, com reuniões temáticas abertas ao público, inclusive com a presença de seu pré-candidato Tuian Cerqueira, o segundo parece estar finalmente entrando de vez na disputa, com vários postulantes ao cargo de vereador se apresentando como tal e alguns militantes se colocando ainda como pré-candidatos a prefeito, como por exemplo o engenheiro Eduardo Evangelista Ferreira.

Será que teremos em novembro tantas novidades políticas como vimos no mês das crianças? Vale a pena conferir, afinal de contas as eleições ouro-pretanas andam mais animadas que a novela das oito!

Até a próxima.