Após 100% de ocupação dos leitos de UTI, Santa Casa de Ouro Preto vive situação de urgência

PUBLICADO EM

De acordo com os dados divulgados pela nota técnica da Secretaria de Saúde de Mariana, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto chegou a 100%, e os de isolamento é de 37,5%. A unidade hospitalar é referência regional, portanto a UTI atende também as cidades de Mariana e Itabirito.

O vereador de Ouro Preto, Chiquinho de Assis (PV), se manifestou pedindo para que a população ouro-pretana fique em casa e criticou a administração municipal durante a situação pandêmica. “Estamos com 100% dos leitos de UTI da Santa Casa ocupados por Covid-19 Se qualquer um de nós precisarmos agora, não há vagas. Belo Horizonte já está atuando com ocupação no limite também. A prefeitura não está agindo como deveria, não é constante nas Barreiras Sanitárias, não testa a população, parece se preocupar mais com propaganda do que com ações. Portanto, ajamos com a nossa consciência. Estamos entrando em colapso”, disse.

Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Saúde, nessa segunda-fera (20), são 243 casos confirmados de coronavírus na cidade, sendo 191 recuperados, um internado no hospital de campanha e nove na Santa Casa de Ouro Preto e 35 estão em isolamento domiciliar. Além disso, sete pessoas morreram por Covid-19 no município.

A Santa Casa de Ouro Preto tem 121 leitos, sendo 10 de UTI e outros 13 exclusivos para pacientes de Covid-19. Apesar de no Boletim Epidemiológico constar a ocupação de nove, a unidade também atende a moradores de outros municípios da região.

No site da Santa Casa de Ouro Preto, a própria unidade informou, em abril, a sua preocupação com as taxas de ocupação. “Atualmente a Santa Casa de Ouro Preto possui 121 leitos. A demanda de leitos de UTI para atender a microrregião já era grande e suprimida. Com a atual situação da pandemia, a expansão de leitos se tornou urgente. Frise-se que na qualidade de hospital de referência a Santa Casa se obriga a receber prioritariamente os pacientes da microrregião”, diz a nota da entidade, disponível aqui.

Mais leitos

Em abril, a Santa Casa divulgou que recebeu R$ 2.274.275 destinados para a criação de mais 25 leitos para atendimentos de pacientes em tratamento específico para infecções causadas por coronavírus, sendo 10 de UTI e 15 leitos clínicos. Esse recurso foi intermediado pela Secretaria de Saúde de Ouro Preto e conquistado através do Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho que intermediaram recursos oriundos de acordos com a Samarco para a região dos Inconfidentes e municípios da Bacia do Rio Doce.

“Nesta oportunidade a Santa Casa agradece o empenho das autoridades envolvidas, em particular a Juíza do Trabalho, Dra. Graça Maria e o procurador do Ministério Público do Trabalho Dr. Geraldo Emediato. Agradeço também o compromisso dos prefeitos e secretários de saúde da nossa região para a manutenção desses leitos. A Santa Casa fará como é da sua obrigação, a prestação de contas dos recursos recebidos”, disse o provedor da Santa Casa de Ouro Preto, Marcelo Sérgio Gonçalves de Oliveira.

Errata: a Santa Casa não publicou nesta terça-feira (21) a respeito da entrega de novos leitos de UTI para Covid-19. A publicação foi realizada no dia 29 de abril, há quase 3 meses.

Veja também: UFOP realiza rastreamento de casos de Covid-19 em Ouro Preto

Comentários
EDITORIA:

destaque

Mariana perdeu 576 empregos formais nos últimos três meses, mas saldo no ano ainda é positivo

Dados divulgados pela Fundação João Pinheiro na última quarta-feira (29) revelam que a cidade de Mariana perdeu um total de 576 empregos...

Sem repasses, Santa Casa de Ouro Preto vive dificuldades com 90% dos leitos de UTI ocupados

Em entrevista coletiva concedida nessa segunda-feira (27), o provedor da Santa Casa de Ouro Preto, Marcelo Oliveira, atualizou a taxa de ocupação...

EDITORIAS POPULARES

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,448FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
191SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever
Comentários