Menu

Sirene toca e moradores próximos a barragem da Vale em Nova Lima são evacuados

16/02/2019 às 20:58
Tempo de leitura
3 min

Na noite desta sábado (16), o Corpo de Bombeiros está realizando a evacuação preventiva em uma área próxima à barragem Mina Mar Azul, que pertence a Vale, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, em Nova Lima, cidade pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com os bombeiros, a barragem B3/B4 (Mina Mar Azul) corre risco de rompimento. A estrutura tem aproximadamente 3 milhões de m³ de rejeito com estrutura à montante, mesmo modelo de Brumadinho e Mariana.

Cerca de 170 pessoas que residem em área que estão no Plano de Emergência serão retiradas das suas casas e levadas temporariamente para a Associação Comunitária de Macacos.  Os bombeiros informam ainda que os moradores que não estão na área do Plano de Emergência não precisam abandonar suas residências.

Atualmente, a barragem B3/B4 está no nível 1, mas será modificada para nível 2, seguindo o protocolo uma vez que a auditoria não atestou a segurança.

A sirene foi tocada por duas vezes, seguindo o previsto no Plano de Emergência, pelo fato da elevação ao nível 2, o que não quer dizer que a barragem rompeu. O acionamento da sirene ocorre devido à elevação ao nível 2 de risco.

Equipes da Defesa Civil e Polícia Militar, além dos Bombeiros, estão no local para dar apoio. Todas as 49 casas que estão na área de risco serão evacuadas e conferidas uma a uma por equipes dos bombeiros e da Defesa Civil. Além das equipes no local, os bombeiros já estão com equipes de sobreaviso acionadas e planos de contingência prontos caso seja necessário.

Em nota, a Vale informou que acionou na noite deste sábado (16/2) o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. A Vale ressaltou que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo.

Confira a íntegra da nota da mineradora:

A Vale informa que acionou na noite deste sábado (16/2) o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo.

Por segurança, a Vale está fazendo a evacuação de cerca de 200 pessoas em área que abrange 49 edificações, entre domicílios e estruturas de uso comercial na região de Macacos, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. O trabalho está sendo conduzido pela Vale com apoio da Defesa Civil e demais órgãos competentes.

As pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais. Posteriormente, elas serão acomodadas em hotéis da região.

A Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada.

*  Com informações da Itatiaia

Última atualização em 19/08/2022 às 09:05