5 dicas para cuidar de bebê recém nascido para pais de primeira viagem

PUBLICADO EM

EDITORIA:

Quando um recém nascido chega, por mais que os pais tenham se preparado ao longo da gestação, se eles forem marinheiros de primeira viagem, a insegurança e falta de experiência podem gerar dúvidas com relação a algumas atitudes a serem tomadas.

Neste artigo, vamos dar 5 dicas para você que se sente um pouco perdido ou perdida com relação ao seu pequeno.

É importante salientar que está tudo bem se você não estiver sendo perfeito como pai ou mãe, pois nessa primeira fase da vida o recém nascido precisa sentir segurança, e tudo parte do carinho e a dedicação que você está entregando a ele. Com amor e um pouco de boa vontade tudo se ajeita.

Vamos logo para as 5 dicas para cuidar do recém nascido!

1 – Segurança

os pais devem passar segurança para os bebês.
os pais devem passar segurança para os bebês (foto: divulgação/ Care Journals).

Para passar segurança para esses pequenos que acabam de chegar, você precisa estar seguro(a). É claro que neste momento as emoções estarão a flor da pele, e talvez você esteja sentido uma pressão sobre você, que muitas vezes você mesmo tem atraído pra si.

A dica é relaxar e curtir junto com a pessoa amada esse momento tão especial, ciente de que, junto com uma criança, nasce também um pai e uma mãe e vocês juntos conseguirão encontrar um melhor caminho.

A maternidade a e paternidade não é uma coisa simples, mas também não é um bicho de sete cabeças que você não consiga enfrentar, comece a encarar essa nova fase da sua vida como etapas que você tem que cumprir, o primeiro obstáculo são os primeiros meses do seu (sua) filho (a), e assim sucessivamente.

Pense na vida como estações e ela se tornará mais suave, e com essa suavidade na mente e coração, você vai começar a desenvolver laços afetivos que passarão segurança ao seu recém nascido.

2 – Amamentação em livre demanda

Ivete Sangalo Amamentando suas filhas Gêmeas Helena e Marina.
Ivete Sangalo Amamentando suas filhas Gêmeas Helena e Marina (foto: reprodução/Instagram).

A gente lê artigo, lê revista,  ouve falar e assiste vídeos sobre isso, mas, quando o recém nascido chora em um prazo de tempo curto com relação a última mamada, a primeira coisa que pensamos é que o leite não está sustentando.

Porém eu vou repetir pra vocês: não existe leite materno que não sustenta o bebê, isso é um mito.

Acontece que a criança, nos primeiros meses de vida, necessita muito do leite materno, e a mãe precisa estar disponível para oferecer a chamada “amamentação em livre demanda” ao bebê a hora que ele quiser. Isso mesmo, não tem como correr disso, o bebê tem direito de mamar a hora que quiser, e isso é muito saudável pra ele, por mais cansativo que seja para a mãe.

A indicação pediátrica é de que o recém nascido mame no seio da mãe no mínimo por 6 meses, e, se a mãe se sentir a vontade. pode continuar amamentando, desde que a dieta do bebê seja obedecida, de acordo com suas necessidades.

Uma dica para as mamães que produzem muito leite após darem a luz: não passem aperto, nem fiquem com febre com excesso de leite no seio. Doem para o banco de leite mais próximo da sua casa, pois além de conseguir auxilio para retirar o excesso de leite do seio, você vai estar salvando a vida de outros nenês.

3 – Use Sons que ajudam a criança a relaxar e dormir

Barulho de água faz neném relaxar.
Barulho de água faz neném relaxar (foto: divulgação/Pixabay).

Faça uso de sons como chuva, máquina de lavar roupa, som de secador de cabelo, torneira aberta, útero, etc.

Lógico que não estamos aqui te instruindo a deixar aparelhos ligados ou torneiras aberta, absolutamente, não faça isso, porque depois seu prejuízo com as contas e meio ambiente será maior do que uma noite não dormida. Existem aplicativos que você pode baixar no seu celular e colocar os sons para te ajudar na hora de fazer o nenê ficar tranquilo.

Se você é um pai ou mãe que gosta de cantar, perfeito, eles adoram ouvir nossas vozes, que, além de passar segurança, os ajudam a dormir mais rápido.

4 – Espere o sono profundo

Recém nascido dormindo.
Recém nascido dormindo (foto: divulgação/Pixabay).

Tá com pressa do quê? Têm aquelas mamães que se irritam quando o bebê dorme e elas vão logo colocando no berço ou na cama e, quando a criança percebe que saiu do colo, se assusta e acorda.

O ideal é você esperar que o recém nascido entre em sono profundo para então poder deitá-lo em outro local que não seja seu colo. Dez minutos é o suficiente para você esperar e então acomodá-lo em outro lugar.

5 – Faça um ninho

Acreditem, isso é libertador para seu pequeno, para ele que ficou praticamente 9 meses aconchegado dentro da barriga da mãe, chegar ao mundo externo e ser colocar para dormir em um berço enorme não é nada confortável.

A dica é fazer um círculo no berço com toalhas,  formando um verdadeiro ninho mesmo, para ele se sentir mais acolhido, como nesta foto abaixo:

Técnica do Ninho para recém nascido.
Técnica do Ninho para recém nascido (foto: divulgação/Macetes de Mãe).

Espero que essas dicas te ajudem nessa nova entapa da sua vida, o mais importante é cuidar com amor e curtir cada momento desta linda estação.

Leia também: Melissa Sauce Sandal repaginada por Baja East – Social Clube.

Comentários

destaque

Por que ‘Dark’, série original da Netflix, beira a perfeição?

Em sua última temporada, a primeira produção alemã "Dark" da Netflix continua a crescer em abismos sombrios entre o mistério da viagem...

Audiolivros: as melhores plataformas para ouvir pelo celular

Os audiolivros têm se tornado cada vez mais populares e não faltam razões que justifiquem essa explosão de popularidade. Além de possibilitar...

EDITORIAS POPULARES

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,331FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
182SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever
Comentários