Menu

5 dicas para cuidar de bebê recém nascido para pais de primeira viagem

11/08/2018 às 02:43
Tempo de leitura
6 min

Quando um recém nascido chega, por mais que os pais tenham se preparado ao longo da gestação, se eles forem marinheiros de primeira viagem, a insegurança e falta de experiência podem gerar dúvidas com relação a algumas atitudes a serem tomadas.
Neste artigo, vamos dar 5 dicas para você que se sente um pouco perdido ou perdida com relação ao seu pequeno.
É importante salientar que está tudo bem se você não estiver sendo perfeito como pai ou mãe, pois nessa primeira fase da vida o recém nascido precisa sentir segurança, e tudo parte do carinho e a dedicação que você está entregando a ele. Com amor e um pouco de boa vontade tudo se ajeita.

Vamos logo para as 5 dicas para cuidar do recém nascido!

1 – Segurança

os pais devem passar segurança para os bebês.

os pais devem passar segurança para os bebês (foto: divulgação/ Care Journals).


Para passar segurança para esses pequenos que acabam de chegar, você precisa estar seguro(a). É claro que neste momento as emoções estarão a flor da pele, e talvez você esteja sentido uma pressão sobre você, que muitas vezes você mesmo tem atraído pra si.
A dica é relaxar e curtir junto com a pessoa amada esse momento tão especial, ciente de que, junto com uma criança, nasce também um pai e uma mãe e vocês juntos conseguirão encontrar um melhor caminho.
A maternidade a e paternidade não é uma coisa simples, mas também não é um bicho de sete cabeças que você não consiga enfrentar, comece a encarar essa nova fase da sua vida como etapas que você tem que cumprir, o primeiro obstáculo são os primeiros meses do seu (sua) filho (a), e assim sucessivamente.
Pense na vida como estações e ela se tornará mais suave, e com essa suavidade na mente e coração, você vai começar a desenvolver laços afetivos que passarão segurança ao seu recém nascido.
2 – Amamentação em livre demanda
Ivete Sangalo Amamentando suas filhas Gêmeas Helena e Marina.

Ivete Sangalo Amamentando suas filhas Gêmeas Helena e Marina (foto: reprodução/Instagram).


A gente lê artigo, lê revista,  ouve falar e assiste vídeos sobre isso, mas, quando o recém nascido chora em um prazo de tempo curto com relação a última mamada, a primeira coisa que pensamos é que o leite não está sustentando.
Porém eu vou repetir pra vocês: não existe leite materno que não sustenta o bebê, isso é um mito.
Acontece que a criança, nos primeiros meses de vida, necessita muito do leite materno, e a mãe precisa estar disponível para oferecer a chamada “amamentação em livre demanda” ao bebê a hora que ele quiser. Isso mesmo, não tem como correr disso, o bebê tem direito de mamar a hora que quiser, e isso é muito saudável pra ele, por mais cansativo que seja para a mãe.
A indicação pediátrica é de que o recém nascido mame no seio da mãe no mínimo por 6 meses, e, se a mãe se sentir a vontade. pode continuar amamentando, desde que a dieta do bebê seja obedecida, de acordo com suas necessidades.
Uma dica para as mamães que produzem muito leite após darem a luz: não passem aperto, nem fiquem com febre com excesso de leite no seio. Doem para o banco de leite mais próximo da sua casa, pois além de conseguir auxilio para retirar o excesso de leite do seio, você vai estar salvando a vida de outros nenês.
3 – Use Sons que ajudam a criança a relaxar e dormir
Barulho de água faz neném relaxar.

Barulho de água faz neném relaxar (foto: divulgação/Pixabay).


Faça uso de sons como chuva, máquina de lavar roupa, som de secador de cabelo, torneira aberta, útero, etc.
Lógico que não estamos aqui te instruindo a deixar aparelhos ligados ou torneiras aberta, absolutamente, não faça isso, porque depois seu prejuízo com as contas e meio ambiente será maior do que uma noite não dormida. Existem aplicativos que você pode baixar no seu celular e colocar os sons para te ajudar na hora de fazer o nenê ficar tranquilo.
Se você é um pai ou mãe que gosta de cantar, perfeito, eles adoram ouvir nossas vozes, que, além de passar segurança, os ajudam a dormir mais rápido.
4 – Espere o sono profundo
Recém nascido dormindo.

Recém nascido dormindo (foto: divulgação/Pixabay).


Tá com pressa do quê? Têm aquelas mamães que se irritam quando o bebê dorme e elas vão logo colocando no berço ou na cama e, quando a criança percebe que saiu do colo, se assusta e acorda.
O ideal é você esperar que o recém nascido entre em sono profundo para então poder deitá-lo em outro local que não seja seu colo. Dez minutos é o suficiente para você esperar e então acomodá-lo em outro lugar.
5 – Faça um ninho
Acreditem, isso é libertador para seu pequeno, para ele que ficou praticamente 9 meses aconchegado dentro da barriga da mãe, chegar ao mundo externo e ser colocar para dormir em um berço enorme não é nada confortável.
A dica é fazer um círculo no berço com toalhas,  formando um verdadeiro ninho mesmo, para ele se sentir mais acolhido, como nesta foto abaixo:
Técnica do Ninho para recém nascido.

Técnica do Ninho para recém nascido (foto: divulgação/Macetes de Mãe).


Espero que essas dicas te ajudem nessa nova entapa da sua vida, o mais importante é cuidar com amor e curtir cada momento desta linda estação.
Leia também: Melissa Sauce Sandal repaginada por Baja East – Social Clube.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:56