Menu

Quem ganhou? Primeiro jogo entre Atlético e Cruzeiro faz 99 anos hoje (17)

17/04/2020 às 20:57
Tempo de leitura
3 min

Um dos maiores clássicos do futebol mundial, o confronto entre Atlético e Cruzeiro está completando 99 anos de história nesta sexta-feira (17). A primeira partida entre os dois gigantes do futebol brasileiro aconteceu no estádio Prado Mineiro, em 1921, também em um 17 de abril. A equipe azul ainda tinha o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, como foi fundado.
De acordo com os registros do jornal “Diário de Minas”, que fez a cobertura do primeiro confronto entre Atlético e Cruzeiro, o primeiro clássico foi marcado às 14h daquele dia no estádio do Prado, onde hoje é o clube dos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Apesar da grandeza do confronto, o primeiro jogo entre Atlético e Cruzeiro era uma partida preliminar, pois o América iria enfrentar o Luzitano depois, no mesmo estádio. Esse era um evento chamado “Festival da AMCD”, que representava a Associação Mineira dos Cronistas Desportivos.
A partida começou teve o placar inaugurado com um gol de Atílio, para o Cruzeiro, aos dois minutos de jogo. O segundo gol também foi marcado pelo atacante, finalizando o primeiro tempo em 2 a 0 para o lado azul. No segundo tempo, o então Societá Palestra Itália fez mais um, dessa vez com Nani. De acordo com a cobertura do jogo feito pelo Diário de Minas, o Palestra dominou a partida e o Atlético, quando chegou, não soube aproveitar as chances criadas.

Escalações:

Cruzeiro: Scarpelli; Polenta, Ciccio, Quiquino, Américo, Kalim, Lino, Spartaco, Nani, Henriqueto e Atílio.
Atlético: Valter, Furtado, Alvim, Fernando, Eduardo, Coutinho, Hernani, Zica, Amaral, Minotti e Márcio.

Polêmica

Uma polêmica inusitada ocorrida nesse confronto foi que o árbitro seria, inicialmente, João Britto, porém, por motivos não relatados, o apito foi parar com Aleixanor Alves Pereira, que pertencia ao América, mas foi um dos fundadores e ex-presidentes do Atlético. Entretanto, Alexanor foi bastante elogiado pelos jornais pela sua imparcialidade, tanto que o Palestra venceu a partida por 3 a 0.

Ainda no mesmo ano, em 1921, Atlético e Palestra (antigo Cruzeiro) voltaram a se enfrentar mais duas vezes, ambas pelo Campeonato Mineiro. Dessa vez, mais experiente, o Atlético venceu a primeira partida e houve empate na segunda. A partir dali, o Galo via o surgimento de um rival para dar combate a ele e ao América, que estava em ascensão buscando seu decacampeonato mineiro.

Veja também: Veja os artistas que torcem para Atlético e para Cruzeiro

COMENTÁRIOS