The news is by your side.

Como o uso de VPN evita Traffic Shaping e melhora a IPTV

Buscando como melhorar sua IPTV? Uma VPN pode ser a solução

Ganhando cada vez mais espaço no mercado do país, as IPTVs se tornaram uma ótima opção para quem não pode arcar com a crescente mensalidade das TVs a cabo. E, como era de se esperar, isso acabou gerando algumas inimizades. Não demorou, portanto, para as concorrentes se unirem às companhias fornecedoras de internet e darem início a uma verdadeira caçada às IPTVs – diminuindo a velocidade dos seus sistemas e, não raro, chegando ao extremo de bani-las por completo.

Ainda bem que, com a tecnologia, sempre existem caminhos diversos – em especial quando se busca maior liberdade – e o mercado já disponibilizou aos usuários um meio de evitar toda essa intriga comercial: o uso das redes virtuais privadas.

VPNs

Conhecidas também como VPNs, essas redes são ferramentas especiais que agem ao proteger a sua conexão à internet com um manto de privacidade e segurança. Elas conseguem isso com o uso de forte criptografia, o que torna todos os dados da sua rede impossíveis de serem lidos por terceiros não autorizados – como os próprios provedores de internet.

Ao usar um dos melhores serviços de VPN, assim, os usuários conseguem garantir que a empresa responsável por lhes fornecer internet não tenha acesso ao que eles fazem online. Isso é essencial para evitar que ela possa controlar de qualquer modo suas atividades na rede – o que é essencial para quem quer aproveitar de uma IPTV.

IPTVs

As IPTVs, para quem não sabe, são serviços de transmissão de programas televisivos por meio da internet, trazendo programação tanto ao vivo quanto on demand. Elas funcionam quase da mesma forma que as plataformas de streaming, como o YouTube ou a Netflix, e apresentam, portanto, enorme versatilidade de conteúdos e facilidade de uso.

Entre as vantagens das IPTVs em relação às TVs por assinatura tradicionais, temos a possibilidade de reunir vários canais em uma única assinatura e a maior autonomia do usuário. Essa autonomia se dá principalmente pelo fato de que, com uma IPTV, o usuário não fica preso a horários de programação pré-estabelecidos. Ele pode escolher ao que assistir quando quiser, bastando um clique no controle para isso.

Por óbvio, essa facilidade toda agradou ao público e, logo, muitos concorrentes começaram a perder clientes. Como consequência, essas empresas resolveram se aliar aos provedores de internet e começar a atacar as IPTVs. A maior estratégia nesse sentido foi o emprego em larga escala de uma tática de limitação do tráfego dos usuários chamada traffic shaping.

Traffic Shaping

Essa técnica, por vezes também denominada “modelagem de tráfego”, pode ser explicada, em linhas gerais, como a regulação da quantidade de dados direcionada para cada página, serviço ou dispositivo online. Isso significa, na prática, que a companhia de internet avalia o que o usuário faz na rede e escolhe quais atividades devem ser limitadas ou mesmo bloqueadas por completo. Com isso, muitos serviços, como as IPTVs, acabam perdendo qualidade ou tendo muitos travamentos.

Mas não se preocupe, a resolução desse problema é simples: basta cortar o mal pela raiz e esconder suas atividades virtuais dos olhos do seu provedor de internet. Isso é possível com o uso de uma VPN, uma vez que ela é capaz de mascarar sua navegação com criptografia e tornar praticamente impossível à companhia de internet o controle da sua rede.

Assim, para proteger sua IPTV de eventuais atrasos, travamentos ou mesmo bloqueios, é imprescindível que você instale também uma VPN. Só com ela, pois, você poderá garantir que a qualidade do seu entretenimento não seja afetada pelos desmandos do seu provedor e seu lazer seja completo. Fica a dica.

Veja também: Os robôs acabarão com algumas profissões no futuro?