Menu

Polícia Militar de Minas Gerais anuncia Concurso Público com quase 3 mil vagas

07/11/2023 às 10:31
Tempo de leitura
3 min
Foto: PMMG / Divulgação
Foto: PMMG / Divulgação

A Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG) está promovendo um Concurso Público de grande relevância, visando selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais, denominado CFSd QP-PM. Ao todo, serão disponibilizadas 2.901 vagas destinadas ao cargo de Soldado 2ª Classe, abrindo oportunidades tanto para candidatos do sexo masculino (2.611 vagas) quanto para candidatos do sexo feminino (290 vagas).

O curso de formação é um compromisso sério, com duração de nove meses, que demanda tempo integral e dedicação exclusiva dos participantes. As atividades escolares se estenderão além das 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações conforme o interesse público e a conveniência administrativa. A formação será ministrada na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar (APM), localizada na rua Dr. Gordiano, nº 123, bairro Prado, em Belo Horizonte/MG, e nas Companhias de Ensino e Treinamento (Cia E T) das respectivas Regiões de Polícia Militar (RPM).

Os municípios onde o curso será executado incluem Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ubá, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Bom Despacho, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Manhuaçu, Curvelo, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Extrema, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

Para se candidatar a essas vagas, é necessário atender a requisitos específicos, como ter entre 18 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, possuir nível superior de escolaridade (para candidatos do sexo masculino), ter altura mínima de 1,60m, gozar de boa saúde física e mental, apresentar aptidão física e cumprir outros critérios detalhados no edital. A remuneração oferecida aos aprovados será de R$ 4.360,83, com uma carga horária de 40 horas semanais.

O período de inscrições está marcado para ocorrer entre 8 de janeiro de 2024 e 6 de fevereiro de 2024, através do site oficial da PMMG, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 101,00. Candidatos que atenderem aos requisitos do edital poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2024.

A seleção dos candidatos inclui várias etapas, como prova de conhecimentos (prova objetiva), avaliações psicológicas, exames de saúde e avaliação física militar. A prova objetiva abrangerá temas como língua portuguesa, literatura, noções de língua inglesa, noções de Direito e Direitos Humanos, além de raciocínio lógico, e está prevista para o dia 10 de março de 2023.

O Concurso Público terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data da homologação do resultado final. Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam servir e proteger a população de Minas Gerais, e promete ser um passo importante na carreira de futuros soldados da PMMG.

COMENTÁRIOS