Menu

Pesquisa do Airbnb coloca Ouro Preto entre as cinco cidades mais procuradas de Minas Gerais

17/02/2020 às 20:44
Tempo de leitura
3 min

Uma pesquisa do Airbnb divulgada no mês de janeiro de 2020 revelou os cincos destinos preferidos dos viajantes no estado de Minas Gerais. O levantamento analisou as reservas feitas entre setembro de 2018 e agosto de 2019 por meio da plataforma, que reúne 250 mil anúncios só no Brasil.

Segundo a pesquisa, a cidade de Ouro Preto está entre as cinco mais procuradas pelos turistas, sendo uma tendência para quem quer curtir um momento de descanso em terras mineiras.

Confira o ranking da Airbnb das cidades mais procuradas pelos viajantes em MG:

1)Belo Horizonte

2)Piumhi

3)Ouro Preto

4)Tiradentes

5)Poços de Caldas

Ouro Preto

Praça Tiradentes, em Ouro Preto – Crédito da foto: Arquivo/Mais Minas

Fundada há mais de 300 anos, a cidade histórica de Ouro Preto está situada na Região dos Inconfidentes, no sudeste de Minas Gerais. O município, que já foi chamado de Vila Rica, foi capital de Minas Gerais e atualmente é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Na época da extração de ouro, o município chegou a ser uma das cidade mais populosas da América Latina. Atualmente, Ouro Preto conta com cerca de 74 mil habitantes, distribuídos em 12 distritos únicos e repletos de belezas naturais e culturais.

Por ser uma cidade extremamente montanhosa, Ouro Preto possui muitas capelas e igrejas famosas, localizadas em pontos estratégicos. Deste modo, a economia da cidade é fortemente movimentada pela mineração e turismo, além de ser um polo universitário. Além disso, a cidade também possui um espaço promissor no ramo da tecnologia, abrigando empresas como Usemobile, Gerencianet, Next Tecnologia e Binarymind.

O Carnaval de Ouro Preto é um dos maiores do estado e atrai milhares de turistas todos os anos. Há inúmeros eventos nos espaços públicos, desfiles das escolas de samba e muitos blocos famosos. Mas também há festas fechadas nas repúblicas estudantis, que oferecem pacotes com hospedagem, alimentação, open bar, abadás para os blocos e muita diversão. O que não falta são festas e eventos culturais na cidade histórica: celebrações da Semana Santa, Festival de Inverno, Mostra de Cinema, festivais de música e cerveja artesanal, Festa do Doze, Semana da Inconfidência, entre outros.

Com inúmeros museus e igrejas, um final de semana em Ouro Preto não é o suficiente para conhecer todos os pontos turísticos. A Praça Tiradentes é o centro de Ouro Preto e abriga o famoso Museu da Inconfidência, que preserva uma parte importante da história do país. A partir da praça é possível visitar várias igrejas esculpidas através da arquitetura barroca. As principais igrejas a serem visitadas em Ouro Preto são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Além disso, é possível conhecer as principais minas da cidade, localizadas no Centro Histórico.