Menu

Peça infantil gratuita sobre segurança no trânsito será encenada em cidades de Minas Gerais

16/08/2019 às 15:00
Tempo de leitura
6 min

O trânsito oferece uma série de perigos e a imprudência nas vias férreas também pode causar sérios problemas. Com o objetivo de evitar acidentes e mostrar para as crianças os riscos que as ruas e as vias férreas proporcionam, o espetáculo “Trânsito Legal” chega a cidades de Minas Gerais. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e promovido pela Ciência Divertida – empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da MRS Logística – operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com a realização do Ministério da Cidadania.

Serão 42 apresentações entre os dias 01 e 25 de agosto, que devem ser assistidas por um público estimado de 8 mil crianças, em instituições públicas de ensino de Barra do Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Congonhas e Brumadinho. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação dos municípios.

O espetáculo

Por meio de um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo ilustra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as maneiras corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança “De forma leve e descontraída, os atores da Ciência Divertida apresentam aos alunos os possíveis perigos do trânsito e como os sentidos do corpo humano são parte fundamental da percepção de novas ameaças”, conta o diretor do projeto, Julio Martinez.

“A maior parte dos acidentes envolvendo trens são causados por imprudência, desatenção e pela presença de pedestres em áreas probidas, muitas vezes usadas para cortar caminho. Essa prática é muito arriscada e tem levado a acidentes, muitos deles graves, alguns até fatais. Entendemos que uma mudança cultural em prol da valorização da vida e de um maior cuidado é mais efetiva quando investimos na sensibilização das crianças. Promover uma maior consciência sobre os riscos da imprudência no trânsito e na proximidade da ferrovia é nosso grande objetivo”, completa Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS Logística.

Participam da peça dois atores, um produtor e um diretor artístico. Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo cativante, trazem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

Minas Gerais recebe peça infantil sobre segurança no trânsito

Crédito da foto: Divulgação/Diverte Teatro Viajante

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Trânsito Legal”.

Juiz de Fora (MG)

Data: 08/08
Horário: 13h, 14h30 e 16h
Local: EE Henrique Burnier
Endereço: Rua Osório de Almeida, 976 – Poço Rico
Data: 09/08
Horário: 13h, 14h30 e 16h
Local: EE Ali Halfed
Endereço: Praça Dr. Jair Garcia, 35 – Nossa Sra. De Lourdes
Data: 12/08
Horário: 8h30, 10h30 e 13h30
Local: EE Teodorico Ribeiro de Assis
Endereço: Rua Furtado de Menezes, 5 – Vila Furtado de Menezes
Data: 13/08
Horário: 13h, 14h30 e 16h
Local: Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora
Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro

Ewbank da Câmara (MG)

Data: 14/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EM Hercília Silva Melo
Endereço: Rua Abílio Bitar, 81 – Centro
Data: 15/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EM Hercília Silva Melo
Endereço: Rua Abílio Bitar, 81 – Centro

Santos Dumont (MG)

Data: 16/08
Horário: 8h30, 10h00 e 13h30
Local: Colégio São José
Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 547 – Centro
Data: 19/08
Horário: 8h30 e 10h30
Local: EE Professora Joana Cunha
Endereço: Rua São João da Serra, s/n – Vila Esperança

Congonhas (MG)

Data: 20/08
Horário: 13h30 e 15h30
Local: EM Michael Pereira de Souza
Endereço: Rua Danilo José G. Ferreira, 81a – Praia
Data: 21/08
Horário: 10h, 13h30 e 15h30
Local: EM Judith Augusta Ferreira
Endereço: Av. Tiradentes, 46 – Dom Oscar

Brumadinho (MG)

Data: 22/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EM Dona Manoela Moreira
Endereço: Rua Henriques, 755 – José Enriques
Data: 23/08
Horário: 10h e 13h30
Local: EM Maria Dutra de Aguiar (Estação Cidadania)
Endereço: Rua Belmira da Silva Moreira, 85 – Cohab

Sobre a MRS Logística

Criada e 1996, a MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas, fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado de forma teatral. Conheça mais em www.diverteteatroviajante.com.br.

COMENTÁRIOS