Menu

Ouvir os especialistas: eis o melhor caminho para vencer a pandemia

02/06/2020 às 14:43
Tempo de leitura
3 min

Em tempos de coronavírus, é importante nos atentarmos para as necessárias medidas sanitárias que precisam ser tomadas. Antes tarde do que nunca, é preciso ouvir os especialistas, não é hora de brincadeira, precisamos nos cuidar e ajudar os que precisam de nossa ajuda. Ouvindo alguns que dominam da temática, trouxe alguns ponderamentos para o nosso debate quinzenal.

A primeira ação a ser tomada é bem óbvia: fazer o isolamento social. E nesse ponto algumas prefeituras da nossa região ainda deixam a desejar, pois abriram para o comércio serviços não essenciais, jogando toda a responsabilidade para a população, o que é preocupante, haja vista que nem todos possuem condições sociais de fazer quarentena, é hora de fechar tudo, de decretar lockdown! Não podemos brincar com isso! Toda vida importa!

A segunda atitude é a testagem rápida de todos os que estão na linha de frente do combate à pandemia, sejam estes profissionais da saúde, segurança ou limpeza! Apesar de alguns desavisados serem contra o uso de testes rápidos, a verdade é que temos certa confiança nos seus resultados, acima de 80%, sendo fundamental sua utilização. Somente quando se começou a testagem em Ouro Preto, por exemplo, que se começou a identificar a presença do vírus na cidade, não se pode demorar para agir, é hora de testar todo mundo que atua na frente de combate e tomar as providências devidas, mesmo que alguns sejam contrários. Não se pode arriscar quem está na tropa de frente do combate!

Outro passo é tornar obrigatório o uso de máscaras, algo que já é realidade em Mariana e já se observou a aprovação da lei em Ouro Preto. Isso precisa ser decretado logo em todas as cidades da nossa região, em especial por sabemos a importância do uso dessas máscaras para evitar a disseminação viral.

As barreiras sanitárias são outra medida importante a ser tomada. Mesmo que alguns argumentem que está ferindo o direito de ir e vir, presente na constituição, é importante lembrarmos o que está em jogo, ainda mais em cidades turísticas como as da nossa região, ou seja, precisamos estar atentos com todos os municípios criando barreiras, literalmente evitando ou buscando evitar a contaminação por esse nefasto vírus.

Outra forma importante, são as campanhas de conscientização. Como infelizmente temos um presidente, no mínimo irresponsável, para não dizer nada pior, muitos tem evitado fazer o isolamento social. É preciso que os poderes públicos municipais intensifiquem ainda mais essas campanhas de conscientização nas redes sociais e nas ruas pedindo que as pessoas escutem os especialistas, não os que não tem noção de realidade!

Para concluir, creio que se fizermos cada um a nossa parte, juntamente com os poderes públicos municipais, temos tudo para começar a mudar a curva ascendente de casos na nossa região.

Saúde é coisa séria e devemos tratar como tal.

Até a próxima.

Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe) é Biólogo e Professor, Dr. em Ciências Naturais e Docente do IFMG

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:04