Menu

As Semelhanças Entre a Novela “O Outro Lado do Paraíso” e Romance “O Conde de Monte Cristo”

25/11/2017 às 22:00
Tempo de leitura
6 min

Para quem já leu o romance da literatura francesa conhecido no Brasil como “O Conde de Monte Cristo”(título original em francês: Le Comte de Monte-Cristo) escrito por Alexandre Dumas, em 1844, mesmo escritor de clássicos como “Os Três Mosqueteiros”, ou ainda, assistiu o longa metragem de mesmo nome (O Conde de Monte Cristo), lançado em 2002, dirigido por Kevin Reynolds, pode observar forte influência da obra na nova novela das 21 horas da Globo, “O Outro Lado do Paraíso”.

Na novela “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco, a protagonista é uma jovem, órfã de mãe, inocente e delicada, chamada Clara (Bianca Bin), que se casa com Gael (Sergio Guizé), um herdeiro de uma família decadente financeiramente que é extremamente machista e por várias vezes agride a moça.

A grande vilã da novela “O Outro Lado do Paraíso” é a sogra de Clara, chamada Sophia, personagem interpretada por Marieta Severo, uma mulher muito ambiciosa que tem grande interesse nas terras de sua nora, pois há minas de esmeraldas onde as terras estão.

A jovem Clara é resistente em realizar a mineração em suas terras por ter grande valor sentimental por elas, pois as terras foram herdadas de seu pai. Sophia contrariada com a decisão da nora arma um plano para internar Clara em uma clínica psiquiátrica muito isolada de Palmas-TO, local onde ocorre a trama, com a ajuda de membros da alta sociedade da cidade, como o juiz, o delegado, um psiquiatra e sua filha Lívia (Grazi Massafera), que tem interesse de criar o sobrinho, filho de Clara recém-nascido, já que ela é estéril. Conseguindo internar a nora sem dizer a verdade para seu filho Gael e os parentes de Clara, e agora com a guarda do filho de Clara com Gael, e com ajuda do juiz corrupto da cidade, Sophia finalmente consegue explorar as esmeraldas.

Semelhanças Entre “O Outro Lado do Paraíso” e “O Conde de Monte Cristo”

É a partir da internação da protagonista que é possível notar muitas semelhanças da trama com o romance de Dumas. A jovem Clara vai para a clínica psiquiátrica isolada sem saber o porquê, enquanto sua sogra consegue explorar as esmeraldas das suas terras e seu filho é criado pela tia.

Ao conhecer uma senhora experiente na clínica chamada Beatriz (Nathalia Timberg), que ficou amiga e íntima, aos poucos Clara foi contando os relatos que a levaram a internação naquela clínica. Após ouvir os relatos de clara, Beatriz “abre a cabeça” da jovem revelando que tudo não se passou de um grande golpe, que a jovem teria sido internada propositalmente no manicômio para que sua sogra pudesse explorar suas terras, tendo a guarda de seu filho.

Tendo então tomado conhecimento dos motivos que levaram a sua internação, Clara resolve tentar fugir da clínica (que fica em uma ilha) a qualquer custo e se vingar de todos aqueles que ajudaram na armadilha que ela sofreu.

Em “O Conde de Monte Cristo”, o personagem principal é um homem, chamado Edmond Dantes, um jovem que é preso injustamente em uma história que se passa em 1814, época em que Napoleão Bonaparte era o imperador francês. O personagem de Edmond é traído por seu melhor amigo que o invejava, Fernand Mondego, e que também era apaixonado por sua noiva Mercedes Iguanada, fazendo com que Edmond seja preso injustamente por traição e que vá para uma terrível cadeia, a Chateau d’If, que ficava numa ilha que era praticamente impossível fugir.

As Semelhanças Entre a Novela " O Outro Lado do Paraíso " e Romance "O Conde de Monte Cristo"

Beatriz (Marieta Severo) arma para internar Clara na novela. Na literatura (e filme adaptado), Fernand Mondego (Guy Pearce) articula a prisão de Edmond Dantes. (Fotos: reprodução da internet)

Gradativamente Edmond Dantes ia sendo tomando pelo desespero, principalmente no seu aniversário de encarceramento, quando o diretor da prisão pessoalmente o espancava. Um dia as coisas começam a mudar, quando o obade Faria (Richard Harris), outro prisioneiro já com uma certa idade avançada, surge repentinamente. Ao tentar escapar o obade escavou por cinco anos um túnel, mas errou nos cálculos e foi parar na cela de Edmond.

Os dois fazem amizade e o religioso ensina muitas coisas para Dantes, incluindo a localização de um fabuloso tesouro. Quando Faria morre, Dantes ocupa o lugar do abade no saco, que foi jogado ao mar. Assim, após vários anos, Dantes escapa e, como agora está imensamente rico, se intitula O Conde de Monte Cristo e com cuidado prepara a melhor maneira de se vingar de todos que o prejudicaram.

As Semelhanças Entre a Novela " O Outro Lado do Paraíso " e Romance "O Conde de Monte Cristo"

Beatriz (Nathalia Timberg) amiga de Clara na clínica psiquiátrica e o abade Faria (Richard Harris), amigo de Edmond Dantes na prisão. (Foto de Beatriz: Divulgação, TV Globo; Foto do abade Faria: reprodução da internet)

Na novela “O Outro Lado do Paraíso”, a personagem de Clara se assemelha ao de Edmond Dantes, enquanto que o papel de Beatriz tem a mesma finalidade que o do abade Faria, já que a velha senhora instrui Beatriz e a indica o caminho de um tesouro, deixando a jovem milionária quando conseguir sair da clínica (10 anos depois) se colocando em um caixão, semelhante ao que fez Dantes, e iniciar seu plano de vingança contra todos.

As Semelhanças Entre a Novela " O Outro Lado do Paraíso " e Romance "O Conde de Monte Cristo"

Clara (Bianca Bin) personagem protagonista da novela das 21h ta TV Globo e Edmond Dantes (James Caviezel) protagonista do romance O Conde de Monte Cristo.
(Foto: divulgação)

Edmond Dantes, agora “O Conde de Monte Cristo”, como é conhecido na cidade após o seu retorno, se torna um homem muito poderoso, o mais rico da região, e aos poucos durante o romance literário (livro) ou o filme, vai se vingando um por um de todos aqueles que tramaram para lhe colocar na cadeia, onde era um verdadeiro inferno.

Na novela “O Outro Lado do Paraíso” da TV Globo, a jovem Clara já começou a ser instruída por Beatriz, que irá morrer em breve, deixando para jovem a localização de quadros valiosos de sua fortuna, que deixará a jovem milionária ao sair da clínica. O aniversário de 10 anos de seu filho Tomaz, criado pela Tia e Avó (cunhada e sogra de Clara), marcará a “virada” da trama, que é quando Clara foge da clínica e começa sua vingança.

Parte do texto deste artigo foi extraído do site Adoro Cinema.

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:02