Menu

Jovem ouro-pretano é empossado presidente da MDIO Rotaract Brasil

20/07/2020 às 12:15
Tempo de leitura
3 min

O jovem advogado Lucas de Assis, de Ouro Preto, foi empossado presidente da gestão 2020-21 da Organização Multidistrital de Informação dos Rotaracts Clubs do Brasil (MDIO Rotaract Brasil), durante uma cerimônia online, que marcou a virada da gestão anual da instituição.

O Rotaract é um movimento global, presente em todos os estados do Brasil e mais 177 países, que visa o desenvolvimento de jovens líderes locais por meio de serviços voluntários. A organização segue o calendário letivo norte-americano, iniciado em 1° de julho e concluído em 30 de junho.

Lucas chega à presidência da MDIO Rotaract Brasil após 11 anos de experiências em 18 cargos e participações em diversos projetos, desde 2009. Tendo passado por cargos locais de diretorias e presidência do Rotaract em Ouro Preto nos anos 2012 e 2013. Passou também, pelo cargo regional de Representante Distrital de 20 clubes mineiros que formavam o Distrito 4580 de Rotaracts Clubs, de julho de 2016 a junho de 2017.

O novo presidente do Rotaract tem 29 anos e nasceu em Ouro Preto. Estudou em escolas públicas do município: Alfredo Barreta, Dom Veloso, Instituo Federal de Minas Gerais (IFMG), onde também cursou automação industrial, e é advogado bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Lucas assumiu a presidência da Rotaract Brasil no dia 30 de junho de 2020 e terá um mandato até 30 de junho de 2021.

Após 13 anos, um mineiro assume o cargo da presidência da Rotaract Brasil e Lucas também vive a situação atípica de viver um mandato em uma pandemia. “O desafio é criar estratégias para que os jovens ‘rotaractianos’ do país continuem engajados em realizar atividades de cunho humanitário ainda que com as dificuldades inerentes à situação que a pandemia e o isolamento social provocam. Também vou coordenar uma equipe de 70 pessoas vão trabalhar diretamente, a nível nacional, com mais de 8 mil ‘rotaractianos’ em mais de 700 clubes no país. Então, o desafio é atender todas as expectativas de tantos associados que são muito engajados e que cada um é uma grande liderança em seu clube”, disse o novo presidente da Rotaract Brasil.

Jovem ouro-pretano é empossado presidente da MDIO Rotaract Brasil
Foto: André Borges

Nos últimos anos, assumiu cargos nacionais como diretor jurídico e diretor de projetos, sendo responsável pela realização do Concurso Nacional de Projetos (CNP). Na última gestão, o mineiro Lucas de Assis ocupou o cargo de vice-presidente da Rotaract Brasil ao lado da presidente paranaense Luma Karling.

“O meu currículo tem 11 anos no Rotaract. Eu vejo que esse caminho representa muito do que o Rotaract se propõe: desenvolver lideranças. Eu era aquele associado que entrava mudo e saía calado [das reuniões], mas aos poucos fui percebendo que no meio dessa família, eu conseguiria sim vivenciar novas oportunidades. (…) Vamos viver o Rotaract de modo leve, com uma nobre simplicidade e uma tranquila grandeza!”, declarou Lucas de Assis durante o discurso de posse.

Equipe
A gestão 2020-21 tem Andra Monteiro como vice-presidente, secretária e presidente eleita para a gestão 2021-22. Em conjunto com uma equipe nacional de diretores formada por mais 11 jovens, para conduzir áreas estratégicas de atuação da organização. Conheça os diretores e diretoras nacionais da Gestão 2020-21:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/08/2021 às 17:11