Menu

Os bons hábitos devem se aglomerar

26/03/2020 às 10:30
Tempo de leitura
3 min

Nesse período de apreensão coletiva e quarentena, o principal desafio é conseguir manter as nossas rotinas o mais parecidas possível, mesmo nos casos em que o trabalho é desenvolvido de casa. Toda e qualquer mudança na nossa rotina diária, por menor que seja, impacta no nosso padrão alimentar.

Com maior disponibilidade de tempo para o preparo de alimentos, pode-se optar por alimentos menos processados em vez das refeições mais rápidas e industrializadas que muitas vezes são feitas no carro ou transportes públicos a caminho do trabalho durante os dias típicos .

É provável que seja aumentado o tempo ocioso no sofá entretendo-se com programas de TV, o que inevitavelmente eleva a possibilidade do consumo compulsivo quase imperceptível de petiscos e guloseimas altamente calóricos como bolachas, biscoitos, salgadinhos de pacote, amendoins, doces e afins. Alternativas interessantes e mais saudáveis que podem ser citadas são as frutas in natura ou desidratadas, iogurtes, queijos magros, etc.

Nesse período, deve-se cuidar da alimentação não se esquecendo do fornecimento adequado de carboidratos, proteínas e gorduras, pois o consumo excessivo destes nutrientes , associado à diminuição da prática de atividade física, pode resultar em um ganho de peso indesejado, bem como em malefícios como aumento dos níveis de colesterol sanguíneo e da glicemia. Por outro lado, o consumo reduzido de calorias e carboidratos pode prejudicar nosso sistema imunológico, o que, sobretudo no atual momento, é inaceitável, pois todas as atitudes devem ser tomadas visando o fortalecimento da nossa imunidade a fim de que sejamos protegidos de infecções.

Outra dica importante para a manutenção do organismo saudável é a prática de exercícios físicos mesmo que dentro casa e com menor intensidade, desde que ocorra de modo regular, pois a manutenção do corpo em movimento melhora o sistema imunológico e consequentemente a resposta dele à doenças.

É tempo de se redobrar os cuidados com a saúde, não só evitando aglomerações e mantendo boas práticas de higiene, mas também cuidando da saúde mental ao cultivar pensamentos positivos e prezando pela prática de atividades que proporcionem bem estar, sem esquecermos da saúde física que deve ser sempre fortalecida a fim de que estejamos sempre com o organismo em pleno funcionamento e, portanto, preparados para qualquer imprevisto.

Leia também: Um pouco do que você precisa saber sobre o vírus do momento