Menu

O que muda na cobertura do seguro de carro durante a quarentena

26/05/2020 às 09:10
Tempo de leitura
3 min

Com o isolamento social desde o começo de março, o uso dos veículos no dia-a-dia caiu consideravelmente. Com a economia paralisada, o seguro de um carro que praticamente não está sendo usado começa a pesar no orçamento das famílias.

Por outro lado, as pessoas que ainda estão trabalhando e usando o veículo, temem não ter o serviço total do seguro se precisarem, levando em consideração que muitas seguradoras estão fechadas para o público.

Então, como fica a cobertura do seguro durante esse período de quarentena? Existem mudanças no atendimento e nos processos?

O que muda na cobertura do seguro de carro durante a quarentena

Crédito da foto: Pixabay

As adaptações no atendimento das seguradoras durante o isolamento social

Mesmo fechadas para o público, as seguradoras implementaram o atendimento virtual, para continuar atendendo seus clientes à distância. Muitas empresas implementaram o sistema de home office para manter a seguradora funcionando durante o isolamento social.

Além disso, várias empresas implementaram a vistoria e inspeção do carro de forma remota, para que o trabalho de renovar ou contratar seu seguro de carro possa ser feito durante a quarentena.

Existem também algumas mudanças como prorrogação de prazos para quem estava utilizando o carro reserva da seguradora. Como o funcionamento de oficinas mecânicas também foi reduzido, essa medida possibilita que o segurado não fique sem veículo, ficando mais tempo com o carro reserva sem cobranças adicionais.

E se eu precisar acionar o seguro do carro na quarentena?

Por mais que as seguradoras tenham reduzido suas operações durante a quarentena, isso não se aplica no caso de acionamento de sinistros.

Os serviços emergenciais dos seguros continuam com seu funcionamento normal, as locadoras de automóveis estão autorizadas para funcionar, para fornecer os carros reservas. Seja em caso de acidentes ou problemas mecânicos, os segurados podem acionar seu seguro normalmente durante a epidemia pelo novo coronavírus.

Posso contratar ou renovar meu seguro de carro durante a quarentena?

Para esses fins, as seguradoras contam com o atendimento virtual. Sem sair de casa você pode ter a cotação e inspeção de seu carro de forma remota para o corretor de seguros.

Até as vistorias e inspeções estão sendo realizadas de forma virtual entre algumas das melhores seguradoras de carro, com o segurando enviando fotos dos danos para o corretor, para que seu seguro seja acionado.

No caso da renovação e contratação do seguro, muitas dúvidas surgem nesse período. Não está previsto nenhum desconto na apólice por não estar utilizando o veículo por um longo tempo. Mas o mercado está criando algumas alternativas para quem está procurando economizar com o seguro do carro.

Os seguros on-demand surgiram como uma forma de pagar pelo seguro somente quando o veículo é utilizado. O segurado contrata um período ou uma certa quilometragem, a seguradora instala um dispositivo de monitoramento no veículo. O cliente também indica locais “seguros”, como a garagem de casa, para que não haja cobranças enquanto o carro estiver naquele local.

Outras seguradoras estão criando um pacote “básico” de seguros durante a quarentena, que incluem somente os serviços mais básicos como seguro contra roubos, furtos, incêndios e guincho.

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br.

Veja também: Fiat Strada lidera venda de carros comerciais leves

COMENTÁRIOS