Menu

O quanto a nossa alimentação interfere no quadro de saúde do nosso país?

19/02/2020 às 22:53
Tempo de leitura
2 min

O padrão alimentar diz respeito ao conjunto dos alimentos consumidos pelas pessoas no dia a dia ao longo da vida e é influenciado por fatores culturais e econômicos, aspectos psicológicos e biológicos, pelo acesso às informações sobre saúde, pelo marketing de alimentos, etc.

Não existe um único padrão alimentar saudável. Devido a essa grande variedade e à importância da alimentação para a saúde humana, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP iniciou neste ano de 2020, a pesquisa intitulada NutriNet Brasil, que tem por objetivo identificar os principais padrões de alimentação praticados no país.

O estudo NutriNet Brasil propõe o acompanhamento da alimentação e estado de saúde de 200 mil brasileiros de diferentes regiões do país ao longo de 10 anos. O intuito dessa análise é relacionar o padrão de alimentação com o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e câncer.

Os voluntários podem se inscrever na plataforma criada para o estudo (https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/#participar), e a participação é inteiramente feita por meio de breves questionários eletrônicos os quais contemplam alguns dados pessoais e informações a respeito dos hábitos alimentares diários. A cada três meses, os voluntários receberão uma mensagem via e-mail ou celular para responder novas perguntas, sendo que todas as informações são mantidas em sigilo pelos pesquisadores e a participação não gera quaisquer custos ou ganhos financeiros por parte do voluntário.

O estudo NutriNet Brasil é importante devido ao fato de possibilitar a elucidação do que afeta a saúde dos brasileiros e dessa forma identificar quais padrões de alimentação devem ser estimulados no país, a fim de promover saúde  e evitar problemas como obesidade e doenças crônicas, por exemplo, além de proporcionar a coleta de informações suficientes para elaborar as políticas públicas de saúde e alimentação  no Brasil. Com os resultados dessa pesquisa será possível identificar os hábitos atuais que podem causar impactos no futuro, o que permitirá  que cada brasileiro possa mudar seus eventuais hábitos errôneos a fim de garantir melhoria na qualidade de vida.

COMENTÁRIOS