Menu

O Orkut está de volta? Sim e não! Entenda

10/03/2020 às 09:00
Tempo de leitura
3 min

No último final de semana, a internet ficou em polvorosa com a descoberta de um aplicativo chamado “Orkut” no Google Play. Não demorou muito e diversos usuários foram ao Twitter comemorar a volta da rede social mais popular do começo dos anos 2000, fazendo com que o nome “Orkut” ficasse entre os assuntos mais comentados.

Logo o frenesi acalmou quando todos descobriram que, na verdade, o aplicativo em questão não era oficial, mas a idealização de um fã. Isso mesmo! Um fã da extinta rede social resolveu revivê-la e acabou criando um aplicativo com visual semelhante ao Orkut dos anos 2000, inclusive com alguma das saudosas funcionalidades, como enviar recados e depoimentos, sorte do dia, e comunidades.

Após instalar o aplicativo no celular, já ao abri-lo, o próprio app retornar a mensagem  informando que trata-se de uma criação de um fã. Para prosseguir, é necessário que o usuário clique em “eu declaro que li e entendi o texto acima”. Depois disso, é necessário criar um cadastro com seus dados pessoais, como data de nascimento e e-mail.

Confira a mensagem:

Orkut

O Orkut foi uma rede social lançada em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten.

Menos conhecido que seus concorrentes Facebook e Twitter, o Orkut continha 50 milhões de usuários, incluindo uma alta proporção no Brasil, seguido pela Índia, Estados Unidos e Irã.

A rede social não conseguiu encontrar seu público e o Google preferiu se concentrar em serviços mais eficientes, como o Google+. Entretanto, o Google anunciou que a rede social seria encerrada em 30 de setembro de 2014, dando um prazo de dois anos para que os usuários fizessem o backup de seus arquivos.

Hello

A rede social “Hello” é uma espécie de evolução do Orkut lançada em 18 de julho de 2016 e também criada por Orkut Büyükkökten: “Nós sabemos que você adorava o Orkut! Pense no Hello como a próxima evolução do orkut.com, mas não espere que seja igual. Você não encontrará as suas fotos e comunidades antigas do Orkut aqui, mas você pode esperar encontrar muitas comunidades novas, pessoas interessantes e recurso que vai amar.”, diz a descrição do aplicativo.

Não muito popular, a rede social existe até hoje e está disponível no Google Play.

Leia também: WhatsApp ou Telegram: qual é o melhor?

COMENTÁRIOS