Menu

Nuggets além dos boatos

22/04/2020 às 14:00
Tempo de leitura
3 min

No setor alimentício existe uma grande variedade de suposições quanto à verdadeira composição de determinados produtos, surgindo as mais mirabolantes teorias, dentre estas a de que na produção de empanados de frango (nuggets) utiliza-se pintinhos triturados  como matéria prima.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entende-se por empanado o produto cárneo industrializado obtido a partir de carnes de diferentes espécies de animais de açougue, adicionado de ingredientes, moldado ou não, e revestido de cobertura apropriada que o caracterize. Como ingredientes opcionais pode-se adicionar proteínas de origem vegetal e/ou animal, aditivos intencionais, condimentos, aromas e especiarias, farinhas, féculas e amidos, vegetais, queijos, molhos, produtos cárneos industrializados.

Mesmo não sendo uma opção saudável devido ao alto teor de sódio, gorduras e calorias, os nuggets são altamente consumidos por pessoas de todas as faixas etárias.

A carne de frango é mais utilizada para a produção de empanados pelo fato de apresentar diversas opções de substratos, como partes de carne com osso e com pele, partes sem osso e sem pele. Também tem preferência por apresentar sabor suave e permite desenvolver produtos, com temperos e características regionais, de acordo com a preferência do consumidor.

Os empanados de frango tipo nuggets, geralmente são fabricados utilizando  a carne de peito e a pele, a fim de que o produto apresente coloração mais clara, porém pode-se empregar também outros cortes, como coxas e sobrecoxas . Com o objetivo de reduzir os custos na produção é comum que se utilize como matéria prima a Carne Mecanicamente Separada (CMS) que consiste na carne obtida por processo mecânico de moagem e separação de ossos de animais de açougue.

O nugget não pode ser considerado como a opção de alimento mais saudável, nem mesmo existem recomendações para seu consumo, porém é um produto prático e muito apreciado, sobretudo pelas crianças; dessa forma , é importante que se saiba quais ingredientes são utilizados na sua preparação, a fim de que se caiam por terra todo e qualquer boato.

Deve-se considerar, ainda, que existem opções mais saudáveis e nem por isso menos saborosas, como por exemplo, preparar os nuggets em casa, adicionando ingredientes ricos em fibras alimentares como linhaça, aveia, etc, o que confere maior valor nutricional e ainda permite um maior controle do que se consome além de garantir que se trata de um alimento natural e livre de aditivos químicos.

Leia também: Qual a sua prioridade nessa quarentena?