The news is by your side.

Trânsito de Belo Horizonte: novos radares estarão em funcionamento pelas ruas da cidade

Na próxima semana é preciso começar a ficar atento ao trânsito da grande Belo Horizonte. Três novos radares de velocidade devem começar a operar na cidade a partir da próxima segunda-feira (11). Os equipamentos já estavam instalados, entretanto, foram homologados pelo DOM (Diário Oficial do Município), apenas nesta terça-feira (5).

A expectativa é de que a BHTrans instale faixas de alertas nos locais para orientar a novidade aos motoristas que trafegarem pelas vias. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura divulgou um boletim informando os endereços que estarão posicionados os controladores de velocidade. Confira:

  • Avenida João XXIII, na altura do número 1.233, no sentido da avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste de BH.
  • Avenida João XXIII, oposto ao número 1.233, no sentido da avenida Abílio Machado, também no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste de BH.
  • Avenida Waldyr Soeiro Emrich, na altura do número 1.476, no sentido Centro/bairro, na região do Barreiro.

De acordo com dados disponibilizados pela BHTrans, em 2019 foram homologados 55 radares na capital. Além disso, a cidade mineira hoje conta com 473 radares cobrindo mais de mil pistas de tráfego da cidade.

O número de multas por excesso de velocidade dobrou em Belo Horizonte. No primeiro semestre deste ano, 153.161 infrações foram registradas, já no ano passado, os registros no mesmo período foram de 66.110 infrações, totalizando um aumento de 124%.

Onde estão localizados os radares de Belo Horizonte?

A BHtrans disponibiliza um mapa aos motoristas que mostra onde estão localizados os radares e os tipos de infrações registradas por ele. Veja o mapa:

Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte afirma que “A BHTrans, com o intuito de criar um trânsito mais harmônico e seguro passou a utilizar equipamentos de fiscalização eletrônica como forma eficaz e confiável para o controle e a redução dos riscos, números e severidade dos acidentes bem como promover a sensação de segurança nos condutores e pedestres”.

Entenda os equipamentos

Os equipamentos são responsáveis pela fiscalização das vias. Os materiais disponíveis em Belo Horizonte são: Controladores Eletrônicos de Velocidade, Detectores de Avanço de Semáforo, Detectores de Invasão de Faixa Exclusiva de Ônibus e de Circulação de Caminhões.

Os controladores medem a velocidade dos veículos e também as situações infratoras, como por exemplo, avanço de semáforo e invasões de faixas exclusivas de ônibus.

Além desses dispositivos, Belo Horizonte conta com lombadas eletrônicas que controlam a velocidade nas vias que a velocidade é alternada em função da necessidade local, os radares móveis e os detectores de parada nas faixas de pedestre.

Leia também: Políticos, Samarco e DEER/MG debatem alternativas para melhoria do trânsito no trecho da MG-129 que corta Mariana (MG)