Menu

Museu do Oratório, em Ouro Preto, será fechado por falta de verbas

03/05/2019 às 12:35
Tempo de leitura
2 min

A página do Museu do Oratório no Facebook informou na manhã desta sexta-feira (03) que o espaço será fechado provisoriamente por falta de verba de custeio da manutenção do mesmo. Além do acervo ouro-pretano, o Museu de Sant’ana, localizado na cidade de Tiradentes, também será fechado.

Segundo o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, responsável pelos museus, as equipes de ambos os espaços receberão férias coletivas entre os dias 06/05 e 05/06/2019. Enquanto isso a entidade aguardará a captação de recursos para a manutenção dos acervos. Portanto, neste período as instituições permaneceram fechadas.

O Mais Minas já havia produzido, em janeiro deste ano, uma matéria onde a presidente do Instituto Cultural Flávia Gutierrez falava das dificuldades de manutenção dos museus e que estes provavelmente fechariam as portas no decorrer do ano.

Museu do Oratório

O Museu do Oratório foi inaugurado em 1998 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, no prédio setecentista pertencente à Venerável Ordem Terceira do Carmo, que foi totalmente restaurado e adequado para abrigar o Museu.

Apresenta uma magnífica coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:22