Menu

Montes Claros terá racionamento de água a partir de domingo (17)

14/11/2019 às 10:02
Tempo de leitura
2 min

A cidade de Montes Claros, localizada na região Norte de Minas Gerais, vai implantar, junto da Copasa, uma medida emergencial de rodízio para o fornecimento de água. O anúncio foi feito essa semana e o racionamento já começa a valer a partir deste domingo (17). O objetivo da medida é garantir o abastecimento de água aos moradores da cidade durante o período crítico de estiagem.

A decisão foi tomada após reunião entre a Prefeitura de Montes Claros e a Copasa, que concluíram que a insuficiência de chuvas e a baixa vazão dos cursos d’água que formam o sistema de captação, juntamente com as altas temperaturas, contribuem para o aumento do consumo de água.

A restrição no fornecimento d’água será feita através de manobras de registro em diversas regiões da cidade. No caso do setor industrial, a redução da oferta diária será de seis horas. Os demais setores, de uso residencial e misto, serão agrupados em pares. Enquanto duas regiões terão abastecimento total por 24 horas, as restantes aguardarão.

O longo período de estiagem que vem impactando o Norte de Minas afetam diretamente a disponibilidade de vazão das fontes de produções. Entre elas estão os Rios do Alfeirão (Lapa Grande), Porcos, Pacuí, Saracura, Juramento, Canoas e Verde Grande (sazonal), sendo que os três últimos já estão secos.

A Copasa ainda informou que o fim do racionamento dependerá da normalização das condições das fontes de água.

Consumo consciente

O uso correto da água, principalmente em tempos críticos, evita o desperdício e a crise hídrica. Para isso, medidas simples podem ser tomadas:

  • Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto ensaboa
  • Não lave calçadas e veículos com mangueiras, use preferencialmente um balde
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as vasilhas
  • Use regador em vez de mangueira para molhar as plantas e jardins
  • Aproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar a calçada ou o quintal/área externa
  • Não deixe torneiras pingando e elimine os vazamentos

Veja também: Distritos de Mariana receberão cloro na água distribuída para população

COMENTÁRIOS