Menu

Menina de 5 anos morre ao ser picada por escorpião em Uberlândia (MG)

04/10/2019 às 14:58
Tempo de leitura
3 min

Uma menina de apenas cinco anos, morreu após ser picada por um escorpião em casa, onde morava com a família. O caso aconteceu no bairro Tibery, na cidade de Uberlândia, região do Triângulo Mineiro. A criança chegou a ficar internada durante um dia em um hospital da cidade, mas não resistiu ao acidente.

A criança foi levada pelos pais até a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Morumbi, que a encaminhou para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O Hospital é a unidade referência para soro antiescorpiônico na cidade. Segundo o HC-UFU, a menina tomou o soro, mas veio a falecer na última quarta-feira (2).

Não há informações sobre onde a criança foi picada. O corpo da jovem foi levado para a cidade de Presidente Dutra, no Maranhão, para ser sepultado conforme pedido da família.

Cuidado!

O verão é o período de maior risco para aparecimento de escorpiões. Entretanto, algumas medidas simples podem prevenir picadas do animal.

O clima quente e úmido é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos.

Entretanto, caso você tenha sido picado por um escorpião, as consequências podem ser graves. Neste caso, deve-se lavar o local da picada com água e sabão, manter o local voltado para cima, não cortar, furar ou apertar o local da picada, beber bastante água e ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU, pelo número 192.

Leia também: Vacina pentavalente, que protege bebês, está em falta nos postos de saúde de Itabira