Mais do que apenas um tempero para os fortes

PUBLICADO EM

Inúmeros são os pratos que pedem uma pimenta para dar um toque adicional no tempero. Além de ser um ótimo condimento, existem muitas outras características relativas à pimenta, das quais podemos citar:

A capsaicina é o principal composto ativo das pimentas, sendo responsável pela ardência e pelos efeitos analgésicos, anticancerígenos, anti-inflamatórios,etc., que estão presentes na especiaria em questão. A capsaicina é também um termogênico natural que auxilia na queima de calorias e consequentemente na perda de peso; além disso, esse composto pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, o que favorece a saúde cardiovascular.

A pimenta é rica em vitaminas A,C ,E e complexo B, além de possuir minerais como magnésio, ferro e potássio.

Alguns dos principais tipos de pimenta no Brasil são a jalapeño, pimenta rosa, pimenta-de-cheiro, malagueta, dedo-de-moça e biquinho. A ardência de cada pimenta varia de acordo com a quantidade de capsaicina presente na composição. Quanto mais ardida, maior a quantidade do princípio ativo.

É importante considerar que mesmo os maiores amantes dos pratos mais picantes estão sujeitos a exagerar na dose ou experimentar uma pimenta muito mais ardida do que se esperava. Para esses momentos existe uma dica de ouro: Nada de tomar água, pois a ingestão desse liquido aumentará a sensação de ardência. A melhor opção é consumir leite ou um de seus derivados, pois estes possuem uma proteína denominada caseína a qual neutraliza os efeitos da capsaicina nas terminações nervosas, além disso, a gordura presente nas composição permite que a capsaicina se dissolva.

Pode-se perceber que a pimenta não é apenas um tempero, mas um alimento que além de conferir um sabor diferenciado às preparações ainda possui muitos benefícios associados.

Comentários
EDITORIA:

destaque

Clássico entre Atlético e Cruzeiro tem poucas chances de ocorrer em 2020

O ano de 2020 é mesmo atípico para o futebol mineiro, isso não só pela parada por conta do novo coronavírus, mas...

A natureza nos incentiva a abandonar a monotonia alimentar

Já parou pra pensar em quantas opções variadas de alimentos você pode ter no quintal da sua casa e nem sabe? São...

EDITORIAS POPULARES

Comentários