Menu

Lapinha da Serra encanta com suas belezas naturais e desponta com o turismo paleontológico

26/09/2019 às 08:30
Tempo de leitura
3 min

A apenas 143km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a Lapinha da Serra é um recanto bem preservado de paz e beleza, ao pé da Serra do Cipó, que encanta com suas cachoeiras, grutas, rios, biodiversidade e paisagens entre vales e montanhas, como o Pico da Lapinha (segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1687 metros de altitude).

Lapinha da Serra possui uma média de 300 habitantes que vivem da subsistência, agricultura e do turismo. No entanto, além dos visitantes que buscam por contato com a natureza e aventuras, o chamado turismo paleontológico tem despontado, atraindo pessoas de várias partes do mundo para conhecer as famosas Pinturas Rupestres da Lapinha, que tem aproximadamente 9 mil anos.

Pintura rupestre – Crédito da foto: MF Press Global

Pintura rupestre – Crédito da foto: MF Press Global

O empreendedor Teuler Reis, responsável pelo alojamento local Casa do Teuler na Lapinha da Serra, fala um pouco sobre o motivo do aumento do número de turistas interessados no turismo paleontológico da região : “o movimento e a procura por acomodações tem aumentado muito devido ao turismo paleontológico. Estabelecemos uma parceria da Casa do Teuler com guias locais para que visitantes da Lapinha possam conhecer esta riqueza e patrimônio da humanidade que contam uma história fascinante. Para garantir a sua sobrevivência, os antigos vinham até os paredões para realizar uma espécie de ritual de mágica. Assim eles desenhavam nestas paredes utilizando óleo de sementes, pigmentos e até mesmo o sangue dos animais para representar a caça, cenas de mulheres grávidas ou em parto, e as intrigantes representações de seres diferentes de seres humanos, que são chamados de Contatos, que parecem ser uma representação de Deus ou, segundo alguns, seres extraterrestres”.

Teuler Reis – Crédito da foto: MF Press Global

Apesar de ser um pequeno vilarejo, não apenas pessoas comuns mas até mesmo celebridades tem visitado a Lapinha em busca de seus atrativos : “a Lapinha é um lugar muito especial, pelo qual me encantei à primeira vista e por isso decidi não apenas vir morar aqui como investir em estabelecer um alojamento local, a Casa do Teuler, que privilegia e respeita a biodiversidade e as riquezas do local, e onde tivemos o prazer de receber tanto famosos como pessoas comuns que buscam conhecer este verdadeiro paraíso. A Lapinha é um lugar singular, ímpar, único, que proporciona paz de espírito e contato com o melhor que a natureza pode nos oferecer”.

Crédito da foto: MF Press Global

COMENTÁRIOS