Fundação Renova
Fundação Renova

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em maio

Com pouco de atraso, chegamos para comentar mais um mês repleto de lançamentos no rap nacional. Mesmo em um período repleto de adversidades, o ritmo da cena brasileira não diminuiu e os MC’s seguem lançando bastante discos e clipes. Porém, a maioria vem apostando na produção de pequenos EP’s ou mixtapes, que atendem a demanda do público e são mais fáceis de produzir. Confira agora os principais lançamentos de discos no rap nacional, em maio:

RAPadura: Universo do Canto Falado

– Lançado dia 08/05

– 12 faixas

– Feat: BaianaSystem

Universo do Canto Falado é o novo disco do RAPadura. Com uma carreira conceituada e alguns momentos de bastante destaque, o artista ficou famoso por misturar o rap com batidas e elementos típicos da música nordestina. Aqui, esse conceito é utilizado mais uma vez. Como o próprio rapper descreve, o álbum busca fazer um paralelo entre o concreto e o imaginário nordestino, dando forma ao abstrato, que alcança grandes vôos. Nessas 12 faixas que compõem a obra podemos ver todos as principais características de RAPadura, que além da mistura de gêneros, traz consigo o seu clássico speedflow e linhas afiadíssimas. O único feat do disco é do grupo soteropolitano BaianaSystem, que dispensa apresentações.

Froid: Oxigênio (Corona Disco)

– Lançado dia 22/05

– Dez faixas

– Feats: Santzu, Rincon Sapiência, Clara Lima, Hot e Oreia e mais

Criativo e conceitual, Froid acaba de lançar o seu terceiro disco solo. Intitulado Oxigênio (Corona Disco), este trabalho sucede Teoria do Ciclo da Água, lançado em 2018. Produzida por ele mesmo, a obra traz dez faixas e um verdadeiro time de peso. Vemos aqui, uma parceria inédita com o Rincon Sapiência e colaborações mais do que características, com artistas como Cynthia Luz, Sampa e Santzu, grandes parceiros do rapper em toda sua carreira. Com linhas ácidas e versos que mais uma vez vão deixar os fãs com muitas dúvidas e questionamentos, o novo álbum do Froid dá continuidade ao trabalho que ele vem realizando desde 2017 em sua carreira. Os feats dão um belo gás para a produção e faixas como Lupa Nova e Tio Phill se destacam bastante.

Pregador Luo: Nascido Das Luzes

– Lançado dia 05/05

– 19 faixas

– Feats: Seir de Castro, Adriel Cruz, Thiagão, Raquel Santiago e mais

Nascido Das Luzes é o mais novo disco do Pregador Luo. Composto após o rapper superar um longo período de depressão, o álbum trata sobre a doença em grande parte de suas músicas. A árdua batalha contra esse mal e o verdadeiro renascimento do artista são algumas das abordagens aqui. Com quase 20 faixas e vários feats, esse é seu o primeiro trabalho inédito em um bom tempo. Ícone gospel, Pregador conquistou muitos fãs com o jeito leve que trata a religião e sua fé, sem se desprender do estilo habitual do rap.

Luccas Carlos e Torres: Pra Quando Bater Saudade

– Lançado dia 04/05

– Quatro faixas

– Sem feats

Parceiros de longa data, Luccas Carlos e Torres acabam de realizar um sonho dos fãs e lançam o EP colaborativo Pra Quando Bater Saudade. Inteiramente produzido por Doug Moda e Go Dassisti, esse trabalho é completamente voltado pro R&B e traz quatro faixas que vão fazer até quem tem coração de pedra chorar. A sintonia entre os dois cantores é grande e isso já estava evidenciado desde a faixa Como Você Faz, integrante do EP 1 Milhão de Sonho$, lançado por Luccas em 2018. Durante dois anos esta foi a única colaboração oficial dos dois.

Mc Igu: @

– Lançado dia 15/05

– Dez faixas

– Feat: Yunk Vino

Com um nome fora do usual e apostando quase que inteiramente em músicas solo, Mc Igu acaba de lançar @, sua nova mixtape. Com dez faixas, esse trabalho traz um único feat, que é o da sensação do trap, Yunk Vino. A parceria entre os dois artistas era muito aguardada e deixou os fãs hypados para o seu lançamento. Aqui, temos outra grande colaboração do rapper com o produtor Celo, que assina os beats de nove das dez faixas do projeto. Outro beatmaker que colabora com a produção é Lotto, que trabalhou na faixa Morfina. Produzida de forma mais simples e feita no homestudio de Igu, @ se aproxima bastante da musicalidade que o MC vem abordando em suas músicas mais recentes, mas com um ar que lembra os trabalhos seus trabalhos mais antigos, feitos de forma caseira e com menos recursos. A mixtape é uma boa pedida para os fãs de trap.

Costa Gold: DMC By Costa Gold

– Lançado dia 27/05

– Cinco faixas

– Feats: Chayco, Kant, MC Don Juan, Xamã e MC Ryan SP

Investindo pesado no lançamento de singles, o Costa Gold resolveu lançar, durante a quarentena, um EP abordando a sua banca, a Damassaclan. Muito popular alguns anos atrás, o coletivo nunca chegou a lançar de fato um grande projeto unindo todos os seus membros. Em DMC By Costa Gold os fãs podem ter um pequeno gostinho disso. Com nomes de peso do rap e do funk nos feats, esse novo trabalho do grupo paulistano também conta com uma grande produção. André Nine, Nox e Pedro Lotto são alguns dos beatmakers que deixaram suas assinaturas aqui. Este é o primeiro lançamento grande do Costa Gold desde o disco 300, lançado no fim de 2017.

Rich Braza: Sweet Cárcere

– Lançado dia 22/05

– Quatro faixas

– Sem feats

Destaque local, Rich Braza vem se destacando no R&B. O artista marianense é um dos grandes fomentadores da cultura hip-hop na nossa região, sendo um dos responsáveis pela criação e realização da Batalha das Gerais, popular batalha de rimas que ocorre em Mariana. Agora, ele vem com um grande lançamento, que é a mixtape Sweet Cárcere, lançada no finalzinho do mês passado. Além de compor as quatro faixas, Rich também é o responsável pelos instrumentais do projeto, que foi gravado no Estúdio Capsula. A obra já está disponível no YouTube e Spotify e é uma boa pedida para quem quer conhecer e escutar mais artistas locais.

Coruja BC1: Antes do Álbum

– Lançado dia 13/05

– Sete faixas

– Feats: Cazz e Késia Estácio

Trabalhando em um disco para o segundo semestre, Coruja BC1 resolveu soltar um aperitivo para os fãs ouvirem durante a quarentena. Nomeado Antes do Álbum, esse EP traz sete faixas, sendo cinco inéditas e dois remixes. Uma das letras já conhecidas do público é a de Modo F, música de maior sucesso da carreira do rapper e que surgiu de um remix de A Tale of 2 Citiez, track do disco 2014 Forest Hills Drive, do cantor americano J Cole. A nova roupagem veio com beat do Skeeter, produtor que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. Além de Skeeter e do próprio Coruja, o projeto traz beats de Deryck Cabrera, Knela, Grou e Dj Will.

Qxó: Peruana

– Lançado dia 15/05

– Seis faixas 

– Feats: Papatinho, Ferrugem, Sain e Luccas CarlosUm pouco fora dos grandes radares do rap, Qxó fez bastante sucesso alguns anos atrás, quando lançou o single Xish, marco da sua carreira solo, e quando integrante do Start Rap, grupo que integrava junto de Sain e Faruck. Hoje, ele tenta retornar ao sucesso desse tempo com o lançamento do EP Peruana. Até aqui, a faixa de maior repercussão do disco é justamente Piei Brotei, que conta com a participação do já mencionado Sain. Esse feat trouxe aos fãs uma boa recordação. Quem também participa do projeto é Papatinho, que assina a produção de todas faixas e os cantores Ferrugem e Luccas Carlos. 

Para conferir mais listas de lançamentos como essa e outros textos e entrevistas com grandes nomes do rap nacional, fique de olho aqui na Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas.

Veja também: Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em abril

Comentários
Carregando...