Menu

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em maio

18/06/2020 às 11:00
Tempo de leitura
8 min

Com pouco de atraso, chegamos para comentar mais um mês repleto de lançamentos no rap nacional. Mesmo em um período repleto de adversidades, o ritmo da cena brasileira não diminuiu e os MC’s seguem lançando bastante discos e clipes. Porém, a maioria vem apostando na produção de pequenos EP’s ou mixtapes, que atendem a demanda do público e são mais fáceis de produzir. Confira agora os principais lançamentos de discos no rap nacional, em maio:

RAPadura: Universo do Canto Falado

– Lançado dia 08/05

– 12 faixas

– Feat: BaianaSystem

Universo do Canto Falado é o novo disco do RAPadura. Com uma carreira conceituada e alguns momentos de bastante destaque, o artista ficou famoso por misturar o rap com batidas e elementos típicos da música nordestina. Aqui, esse conceito é utilizado mais uma vez. Como o próprio rapper descreve, o álbum busca fazer um paralelo entre o concreto e o imaginário nordestino, dando forma ao abstrato, que alcança grandes vôos. Nessas 12 faixas que compõem a obra podemos ver todos as principais características de RAPadura, que além da mistura de gêneros, traz consigo o seu clássico speedflow e linhas afiadíssimas. O único feat do disco é do grupo soteropolitano BaianaSystem, que dispensa apresentações.

YouTube video

Froid: Oxigênio (Corona Disco)

– Lançado dia 22/05

– Dez faixas

– Feats: Santzu, Rincon Sapiência, Clara Lima, Hot e Oreia e mais

Criativo e conceitual, Froid acaba de lançar o seu terceiro disco solo. Intitulado Oxigênio (Corona Disco), este trabalho sucede Teoria do Ciclo da Água, lançado em 2018. Produzida por ele mesmo, a obra traz dez faixas e um verdadeiro time de peso. Vemos aqui, uma parceria inédita com o Rincon Sapiência e colaborações mais do que características, com artistas como Cynthia Luz, Sampa e Santzu, grandes parceiros do rapper em toda sua carreira. Com linhas ácidas e versos que mais uma vez vão deixar os fãs com muitas dúvidas e questionamentos, o novo álbum do Froid dá continuidade ao trabalho que ele vem realizando desde 2017 em sua carreira. Os feats dão um belo gás para a produção e faixas como Lupa Nova e Tio Phill se destacam bastante.

YouTube video

Pregador Luo: Nascido Das Luzes

– Lançado dia 05/05

– 19 faixas

– Feats: Seir de Castro, Adriel Cruz, Thiagão, Raquel Santiago e mais

Nascido Das Luzes é o mais novo disco do Pregador Luo. Composto após o rapper superar um longo período de depressão, o álbum trata sobre a doença em grande parte de suas músicas. A árdua batalha contra esse mal e o verdadeiro renascimento do artista são algumas das abordagens aqui. Com quase 20 faixas e vários feats, esse é seu o primeiro trabalho inédito em um bom tempo. Ícone gospel, Pregador conquistou muitos fãs com o jeito leve que trata a religião e sua fé, sem se desprender do estilo habitual do rap.

YouTube video

Luccas Carlos e Torres: Pra Quando Bater Saudade

– Lançado dia 04/05

– Quatro faixas

– Sem feats

Parceiros de longa data, Luccas Carlos e Torres acabam de realizar um sonho dos fãs e lançam o EP colaborativo Pra Quando Bater Saudade. Inteiramente produzido por Doug Moda e Go Dassisti, esse trabalho é completamente voltado pro R&B e traz quatro faixas que vão fazer até quem tem coração de pedra chorar. A sintonia entre os dois cantores é grande e isso já estava evidenciado desde a faixa Como Você Faz, integrante do EP 1 Milhão de Sonho$, lançado por Luccas em 2018. Durante dois anos esta foi a única colaboração oficial dos dois.

YouTube video

Mc Igu: @

– Lançado dia 15/05

– Dez faixas

– Feat: Yunk Vino

Com um nome fora do usual e apostando quase que inteiramente em músicas solo, Mc Igu acaba de lançar @, sua nova mixtape. Com dez faixas, esse trabalho traz um único feat, que é o da sensação do trap, Yunk Vino. A parceria entre os dois artistas era muito aguardada e deixou os fãs hypados para o seu lançamento. Aqui, temos outra grande colaboração do rapper com o produtor Celo, que assina os beats de nove das dez faixas do projeto. Outro beatmaker que colabora com a produção é Lotto, que trabalhou na faixa Morfina. Produzida de forma mais simples e feita no homestudio de Igu, @ se aproxima bastante da musicalidade que o MC vem abordando em suas músicas mais recentes, mas com um ar que lembra os trabalhos seus trabalhos mais antigos, feitos de forma caseira e com menos recursos. A mixtape é uma boa pedida para os fãs de trap.

YouTube video

Costa Gold: DMC By Costa Gold

– Lançado dia 27/05

– Cinco faixas

– Feats: Chayco, Kant, MC Don Juan, Xamã e MC Ryan SP

Investindo pesado no lançamento de singles, o Costa Gold resolveu lançar, durante a quarentena, um EP abordando a sua banca, a Damassaclan. Muito popular alguns anos atrás, o coletivo nunca chegou a lançar de fato um grande projeto unindo todos os seus membros. Em DMC By Costa Gold os fãs podem ter um pequeno gostinho disso. Com nomes de peso do rap e do funk nos feats, esse novo trabalho do grupo paulistano também conta com uma grande produção. André Nine, Nox e Pedro Lotto são alguns dos beatmakers que deixaram suas assinaturas aqui. Este é o primeiro lançamento grande do Costa Gold desde o disco 300, lançado no fim de 2017.

YouTube video

Rich Braza: Sweet Cárcere

– Lançado dia 22/05

– Quatro faixas

– Sem feats

Destaque local, Rich Braza vem se destacando no R&B. O artista marianense é um dos grandes fomentadores da cultura hip-hop na nossa região, sendo um dos responsáveis pela criação e realização da Batalha das Gerais, popular batalha de rimas que ocorre em Mariana. Agora, ele vem com um grande lançamento, que é a mixtape Sweet Cárcere, lançada no finalzinho do mês passado. Além de compor as quatro faixas, Rich também é o responsável pelos instrumentais do projeto, que foi gravado no Estúdio Capsula. A obra já está disponível no YouTube e Spotify e é uma boa pedida para quem quer conhecer e escutar mais artistas locais.

YouTube video

Coruja BC1: Antes do Álbum

– Lançado dia 13/05

– Sete faixas

– Feats: Cazz e Késia Estácio

Trabalhando em um disco para o segundo semestre, Coruja BC1 resolveu soltar um aperitivo para os fãs ouvirem durante a quarentena. Nomeado Antes do Álbum, esse EP traz sete faixas, sendo cinco inéditas e dois remixes. Uma das letras já conhecidas do público é a de Modo F, música de maior sucesso da carreira do rapper e que surgiu de um remix de A Tale of 2 Citiez, track do disco 2014 Forest Hills Drive, do cantor americano J Cole. A nova roupagem veio com beat do Skeeter, produtor que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. Além de Skeeter e do próprio Coruja, o projeto traz beats de Deryck Cabrera, Knela, Grou e Dj Will.

YouTube video

Qxó: Peruana

– Lançado dia 15/05

– Seis faixas 

– Feats: Papatinho, Ferrugem, Sain e Luccas CarlosUm pouco fora dos grandes radares do rap, Qxó fez bastante sucesso alguns anos atrás, quando lançou o single Xish, marco da sua carreira solo, e quando integrante do Start Rap, grupo que integrava junto de Sain e Faruck. Hoje, ele tenta retornar ao sucesso desse tempo com o lançamento do EP Peruana. Até aqui, a faixa de maior repercussão do disco é justamente Piei Brotei, que conta com a participação do já mencionado Sain. Esse feat trouxe aos fãs uma boa recordação. Quem também participa do projeto é Papatinho, que assina a produção de todas faixas e os cantores Ferrugem e Luccas Carlos. 

YouTube video

Para conferir mais listas de lançamentos como essa e outros textos e entrevistas com grandes nomes do rap nacional, fique de olho aqui na Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas.

Veja também: Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em abril

COMENTÁRIOS