The news is by your side.

Laca: beleza e sofisticação em sua cozinha planejada

Atualmente, com tantas tecnologias novas disponíveis para o consumidor, é possível brincar mais com as ideias e montar projetos incríveis de decoração de interiores. 

Por exemplo, uma cozinha planejada pode ser construída com peças mobiliárias em muitos formatos e acabamentos diferentes. Inclusive, as suas peças podem ser fabricadas em cores, texturas e acabamentos variados.

Neste texto, vamos abordar, especificamente, a questão da laqueação voltada aos móveis de cozinha. Entenderemos como funciona este processo de acabamento, à que ele se aplica, quais as suas características e utilização em decoração de interiores. Continue lendo para saber mais.

Crédito da foto: Maria Luisa Mendes/Viva Decora

Afinal, o que é laca?

Vamos tentar explicar, de forma simplificada, o que seria a laca. Pois bem, é como uma resina que é produzida a partir de um material que é colhido em certas árvores, resultante da secreção de insetos. 

Ela funciona, portanto, como um verniz. E, geralmente, é aplicada com a ajuda de um pincel, em finas camadas, à placas de madeira.

Você lembra de como fica a aparência dos violões e violinos depois de finalizados? É mais ou menos assim. Pós-polimento, a laca deixa a placa de madeira com um aspecto bem homogêneo e brilhoso. E tal material pode ser também pigmentado. 

Inclusive, quando é misturado a outros produtos químicos, ele pode reagir de forma inesperada, gerando um efeito de mármore, granito, perolado ou outro.

Crédito da foto: Maria Luisa Mendes/Viva Decora

Qual o brilho do móveis laqueados?

Tem gente que dirá que não gosta, mas a característica principal dos móveis laqueados é justamente aquilo que o faz mais belo e o destaca nos cenários. 

E qual seria? Pois bem, tais peças teriam uma camada altamente brilhante. E quando isto é combinado a uma pigmentação em cores mais vivas e intensas, acaba tornando a decoração mais interessante, de um aspecto ainda mais moderno.

É algo muito raro designers e arquitetos de interiores proporem, para a ambientação de residências, a utilização de móveis laqueados em grande quantidade. 

Geralmente, é colocada uma peça aqui e outra ali com este revestimento. A ideia é fazer com que estes móveis possam agir como coringas nos interiores dos imóveis, valorizando pontos estratégicos das decorações.

Móveis laqueados costumam chamar bastante a atenção nos ambientes de qualquer jeito, justamente por este tal brilho que já foi comentado. 

Então, eles devem ser utilizados com muito cuidado nas composições. Não é legal, por exemplo, nós montarmos uma decoração com cores, texturas, brilhos e reflexos demais. Lembra-se da frase defendida pelos projetistas, “menos é mais”? Vale também para este caso.

Crédito da foto: Danyela Corrêa/Viva Decora

Como usar a laca em sua cozinha?

Laca é, portanto, um material bastante utilizado para o acabamento final de muitos modelos de móveis, incluindo vários tipos de armário de cozinha. É possível, sim, montar uma cozinha inteira com peças laqueadas, por exemplo. 

Contudo, voltando a repetir, é preciso ter cuidado com os excessos. Pode-se usar, neste ambiente, vários móveis laqueados em cor clara e neutra ou móveis numa paleta de cores bem reduzida.

Tomando como base as ilustrações deste texto, podemos tirar algumas conclusões. Primeiro que a laca é uma opção de material que pode contribuir para deixar as decorações de cozinhas com um visual mais moderno e até mesmo um pouco futurista. 

Que a combinação de armários com brilho e bancadas de pedra polida combina. E que o uso de texturas de madeira no ambiente, ajudaria a harmonizar os cenários.

Crédito das fotos: Iara Kilaris e Revista Viva Decora
Crédito das fotos: Andrea Petini e Revista Viva Decora

No mercado nacional, é possível encontrar várias opções de módulos de armário de cozinha com acabamento em laca – a maioria com estrutura feita em MDF. 

Numa rápida olhada, você poderá pensar que eles são frágeis demais para as atividades que serão desempenhadas no ambiente. Mas não se preocupe, pois a composição deste material é tratada pelos fabricantes para ganhar maior resistência e servir bem aos projetos.

[imagem 4] https://drive.google.com/open?id=1lTmZ-tcYbReXSpwolBrMtULTyo8cwFDI 

Máira Ritter https://www.vivadecora.com.br/foto/134909/cozinha-branca-com-spots

Então, você está convencido de que os móveis com acabamento em laca são mesmo vantajosos para sua cozinha? Que tal iniciar essa transformação nesse ambiente de sua casa?

Essas dicas de como aperfeiçoar sua cozinha com o material laca foram criadas pela equipe Viva Decora.