Já ouviu falar sobre o Psyllium? Entenda um pouco sobre esse alimento funcional

PUBLICADO EM:

Quando se fala em alimentos funcionais existe uma grande lista de itens inclusos nessa classificação. Um alimento apontado como detentor de consideráveis propriedades benéficas para a saúde é o Psyllium, também conhecido pelo nome Plantago ovata.

O nome Psyllium deriva-se do grego psylla (pulga), referindo-se às semelhanças das sementes desta planta com o inseto citado. Devido ao seu alto teor de fibra solúvel e mucilagem esse alimento é eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável, constipação, diabetes, colesterol alto, obesidade, câncer de cólon, colite e aterosclerose, entre várias outras condições de saúde.

O Psyllium absorve água, dessa forma ele aumenta muito de volume quando em contato com líquidos, se expandindo e formando uma massa gelatinosa no intestino, o que aumenta o bolo fecal favorecendo o transito intestinal, o que evita a constipação e diarreia, além de contribuir para o amolecimento das fezes e reduzir a necessidade de esforço para a evacuação. Os óleos presentes em sua composição também favorecem as suas propriedades laxativas.

Alguns estudos associam ao Psyllium à propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL e aumentado o HDL, além de reduzir a glicemia e triglicerídeos devido à presença de fibras, mucilagens e óleos.

Com exceção da casca e da semente, onde se encontram grandes quantidades de fibras, as demais partes da planta não apresentam uso medicinal.

É importante lembrar que devido ao fato do efeito laxante ocorrer por consequência da absorção de água a nível intestinal, deve-se elevar o consumo de líquidos durante o uso de Psyllium. Além disso, deve-se atentar para a quantidade consumida, visto que doses excessivas podem diminuir a absorção de cálcio, ferro, zinco e cobre.

A quantidade de alimentos ditos funcionais é grande, sendo assim, constantemente tomaremos conhecimento de determinada novidade alimentícia que sazonalmente ganha novos adeptos e tem sua fama expandida; por isso, é essencial que seja feita uma pesquisa sobre as reais propriedades funcionais do alimento antes de optar por aderir a quaisquer indicações, até mesmo para descobrirmos especificamente para qual objetivo o referido alimento funciona.

Comentários

RELACIONADOS

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,244FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
176SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever
Comentários