Menu

Prefeitura de Itabira Abre Inscrições Para Cursos da Escola Móvel e do Pronatec

01/08/2017 às 03:42
Tempo de leitura
4 min

Itabira Abre Inscrições Para Cursos do Pronatec. Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece, por meio da Escola Móvel do Sesi/Senai e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), qualificação profissional gratuita para a população.

Para os cursos do Pronatec Voluntário – 925 vagas – as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 18/8, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária, região central – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, através de e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. Em Itabira, as vagas disponíveis são para os cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (25), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (25), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (50), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (50), Agente de Limpeza Urbana (25), Promotor de Vendas (25), Agente de Microcrédito (25), Assistente Administrativo (25), Assistente de Faturamento (25), Assistente de Recursos Humanos (25), Espanhol Básico (25), Inglês Básico (50), Inspetor de Qualidade (25), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (75), Mensageiro (50), Recepcionista (50), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (25), Reciclador (25), Assistente de Planiejamento, Programação e Controle de Produção (25), Vendedor (25), Produtor de Cerveja (25), Editor de Projeto Visual Gráfico (25), Editor de Vídeo (25), Eletricista de Audiovisual (25), Fotógrafo (25), Iluminador Cênico (25), Ilustrador (25), Locutor/Apresentador/Animador (25), Operador de Câmara (25) e Sonoplasta (25).

Já a Escola Móvel do Sesi/Senai, oferece 40 vagas para o curso de Costureiro do Vestuário Assistente. As inscrições começaram ontem (27), também no CAT e, terminam dia 30/8 ou até o preenchimento total das vagas. As aulas acontecem no Senai – rua São Paulo, nº 377, no bairro Amazonas – entre os dias 31/8 e 29/9, de segunda a sexta-feira, sendo duas turmas – manhã (8 às 12h15) e tarde (13h15 às 17h30) – com 20 alunos cada. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, sem exigência de escolaridade mínima. Para a inscrição, é necessário levar, impreterivelmente, as cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do CPF e comprovante de residência (dos últimos três meses, no máximo). No caso dos alunos menores de 18 anos, o responsável deve enviar cópias de todos os documentos exigidos e assinar a ficha de inscrição.

Neste curso, os participantes irão desenvolver atividades relacionadas à costura de roupas em tecidos planos e malhas; ao controle de qualidade das peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de segurança, meio ambiente e saúde; assim como auxiliar o costureiro. Irá aprender, ainda, a operar diferentes tipos de máquina – reta, duas agulhas, overloque etc – e o uso da tabela de medidas.

O projeto Escola Móvel compreende oficinas volantes, compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios para realizar cursos de formação básica, que atendem às necessidades da comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itabira

Leia também:

  • Novas Vagas Abertas na Fundação Renova Para Minas Gerais
  • Novas Vagas de Empregos da MRS Logística Para Minas Gerais
  • Vagas de Empregos no Projeto Minas-Rio da Anglo American
Última atualização em 19/08/2022 às 12:20