Menu

Inscrições para o processo de certificação para diretor escolar na rede estadual terminam nesta quarta-feira (4)

O procedimento conta como pré-requisito para aqueles que desejam se candidatar ao cargo de diretor escolar na rede estadual de ensino
03/03/2020 às 16:08
Tempo de leitura
2 min

Os interessados em se inscrever no processo de certificação ocupacional de diretor de escola estadual, a ser realizado em 2020, têm até as 16 horas do dia 4 de março, quarta-feira, para se cadastrar no sistema.  O procedimento é necessário e conta como pré-requisito para aqueles que desejam se candidatar ao cargo de diretor escolar na rede pública.

Quem pode participar?

O processo de certificação é destinado a professores ou especialistas em educação básica, que ocupam cargo efetivo ou desempenham função pública (designado), na rede estadual de ensino.  Além de já exercerem a função, os interessados devem ter curso de licenciatura plena em pedagogia ou bacharelado/tecnólogo acrescido de formação pedagógica de docentes.

Inscrições

Para se inscrever no processo, o candidato deve acessar o site do Instituto Avaliar, através deste link, e clicar na opção “inscreva-se”.  Logo em seguida, o interessado deve informar os números de sua Matrícula do Servidor Público (MASP) e do seu CPF e clicar em “cadastrar”.

Depois disso, um formulário eletrônico de inscrição será aberto para que o servidor insira dados pessoais, como data de nascimento, números do RG e telefone, além do endereço de sua residência e e-mail.

Prova

De acordo com a Secretaria de Estado de Educaçao (SEE/MG), a prova objetiva para a obtenção da certificação de diretor escolar será realizada no dia 29 de março, no município sede da Superintendência Regional de Ensino (SER) onde a escola para a qual o candidato realizou sua inscrição está localizada.  Já no caso das SREs Metropolitana A, B e C, o exame será realizado na cidade de Belo Horizonte.

Após aprovada, a validade da certificação, de acordo com o edital, é de quatro anos.

É importante ressaltar que o processo não se constitui como um concurso público para o cargo. Dessa forma, a aprovação no exame não se reverterá automaticamente para a função e serve apenas como credenciamento e pré-requisito para a candidatura dos interessados em desempenhar a função de diretor escolar da rede estadual de ensino.

Leia também: Ação em Mariana capacita multiplicadores de educação patrimonial e ambiental