Menu

Influenciador digital: como ganhar seguidores no Instagram

12/08/2020 às 09:56
Tempo de leitura
4 min

Para se destacar nas redes como influenciador é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre a área. No Brasil, há uma crescente tanto na demanda quanto no número de pessoas desejando alavancar a carreira e lançarem sua imagem para ser usada no mercado e-commerce. Pensando nisso, resolvemos dar uma “mãozinha” para quem quer ganhar mais seguidores no Instagram.
Vamos começar logo avisando para quem pensa em ser influenciador, que o glamour da profissão fica somente frente a câmera do celular, o restante do tempo, o “famosinho da internet” passa trabalhando duro e estudando para tentar melhorar suas publicações. Esse mercado é extremamente competitivo, tem muita gente boa, outras nem tanto, porém com números expressivos de seguidores. O lado positivo é que se você for uma pessoa dinâmica e criativa, pode se dar bem.
Salientamos que o melhor caminho para se destacar nesse meio é o do crescimento orgânico. Comprar seguidores, além de contribuir para que sua taxa de engajamento caia, pode fazer o influencer ser mal visto pelas empresas, tendo em vista que a maioria possui conhecimento dessa prática, que é por sinal muito desonesta.
O Instagram é uma das plataformas mais completas em termos de redes sociais. Através do aplicativo é possível gravar e publicar vídeos curtos e longos, fotos, fazer lives, conversar, vender e encaminhar as pessoas para outros links. Sem dúvida é um aplicativo promissor.

Nicho ou segmentação

Existe muita gente perdida nas redes, querendo usar todo o conhecimento que adquiriram ao longo da vida, sendo que seus seguidores querem ouvir assuntos específicos.
A dica aqui é além de seguir um nicho, segmentar, ou seja, especificar o seu campo ao máximo possível, por exemplo, existem influenciadoras digitais que falam sobre maquiagem, e existe uma dentre essas que fala sobre batons. Ela apresenta sempre novas cores, texturas, se é mate, se é cremoso, a diferença de qualidade entre as marcas, as marcas novas, a maneira correta de aplicar,  enfim, há um leque de opções dentro de um único seguimento, o batom.
Usar um único assunto pode contribuir para a identificação dos seguidores. Afinal, se você explora um campo específico e o a pessoa te segue, é sinal de que ela gosta daquilo.
É preciso ter a consciência de que redes sociais não se trata apenas de “quanto”, mas, “quem” te segue. Quando você especifica o seu trabalho, fica mais fácil para que as pessoas te encontre em meio a milhares de perfis.

Conteúdo

Fazer uma self e postar nas redes sociais não é criar conteúdo! Um influenciador digital precisa agregar valores que vão para além da imagem. Na verdade, as pessoas estão sempre com algum problema, e enxergam em um influenciador alguém capaz de ajudá-lo a resolver suas questões, seja sentimental, emocional, física, então ao publicar, se veja como um resolvedor de problemas, o que você tem a oferecer além da imagem?
Além de enriquecedor, o conteúdo precisar ser bem gravado. O ambiente deve estar de acordo com a sua proposta. É possível montar um estúdio na sua casa sem gastar muito.

Relacionamento

Para ser seguido por muitas pessoas e ganhar cada vez mais a confiança do seu púbico, é necessário desenvolver um relacionamento com quem gasta horas assistindo aos seus stories, consumindo seus longos conteúdos no IGTV e até mesmo curtindo e comendo aqueles vídeos curtinhos do Reels.
Redes sociais, como o próprio nome diz, é feita para criar interatividade social.  Ser influenciador digital é dar tudo de si, vai além de vender um produto, é ser popular, é se comunicar com os seus, é criar laços, fazer amizade, transformar vidas.
Curtir e responder comentários, responder o direct, criar enquetes para entender o seu público, estudar essas pessoas que te seguem é o caminho para criar mais engajamento e automaticamente mais seguidores.
Um seguidor satisfeito pode respostar seus conteúdos, e automaticamente te indicar para outros seguidores. Trata-se de um ciclo, de um objetivo maior do que simplesmente “aparecer”.

COMENTÁRIOS