Menu

Ibama abre 841 vagas para enfrentamento de incêndios florestais

25/06/2020 às 20:51
Tempo de leitura
6 min

Com a chegada do período de tempo seco em várias regiões do país, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se prepara para as emergências ambientais por vir, como por exemplo, as queimadas florestais em áreas federais. Uma das medidas do instituto foi abrir processos seletivos que visam contratar profissionais para trabalharem na linha de frente no combate às queimadas.

O Edital 003/2020 disponibiliza 689 vagas, sendo 557 para brigadistas, 95 para o cargo de Chefe de Esquadrão (95) e 37 vagas para o cargo de Chefe de Brigada. O Edital 004/2020 também oferta vagas para os mesmos cargos: Brigadista (99); Chefe de Esquadrão (17) e Chefe de Brigada (9).

Já o Edital 005/2020 abarca oportunidades para os cargos de Supervisor de Brigadas Federal – Manejo Integrado do Fogo (3 vagas); Supervisor de Brigadas Federal – Geoprocessamento (1 vaga) e Supervisor de Brigadas Federal – Educação Ambiental (1 vaga).

Por fim, o Edital 006/2020 tem como objetivo realizar a contratação de 22 profissionais para o cargo de Supervisor de Brigadas.

Todos os editais estão disponíveis na página do Ibama no site do Governo Federal.

Inscrições dos processos seletivos do Ibama

Cada edital possui uma data específica de inscrição de acordo com a vaga e o local de atuação. As vagas estão distribuídas entre os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Ceará e Maranhão. Para Minas Gerais, são oferecidas 29 vagas, sendo 24 para Brigadista de Combate, 4 para Brigadista Chefe de Esquadrão e uma para Brigadista Chefe de Brigada.

O site PCI Concursos fez a apresentação das datas de inscrição conforme área de atuação:

Edital Nº 3/2020:

  • 24 a 26 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Brasiléia, Corumbá e Serra Nova Dourada.
  • 25 a 26 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Sena Madureira, Apuí, Barreiras, São João das Missões, Cotriguaçu, Alvorada do Gurguéia, Curimitá, Floriano, Uruçuí, Machadinho D’Oeste e Nova Mamoré.
  • 24 e 25 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Humaitá e Porto Velho – PA Joana D’arc.
  • 29 a 30 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Serra do Ramalho e Grajaú.
  • 28 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Cavalcante – Comunidade Engenho, Cavalcante – Comunidade Vão do Moleque, Cavalcante e Teresina do Goiás.
  • 29 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Alto Paraíso.
  • 23 a 30 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Aquidauana – Aldeia Taunay Ipegue, Aldeia Limão Verde, Porto Murtinho – Aldeia Alves de Barros e Porto Murtinho – Aldeia Alves de Barros.
  • 30 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Minaçú.
  • 6 a 7 de julho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Petrolina.
  • 2 a 3 de julho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Serra Talhada.
  • 23 a 26 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Formoso do Araguaia, Pium, Lagoa da Confusão, Tocantinópolis, Tocantínia e Itacajá.


Edital Nº 4/2020:

  • 25 a 26 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Brasília e Rio de Janeiro.
  • 26 a 29 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Porto Velho.
  • 23 a 26 de junho para as vagas de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada com lotação em Tocantínia.


Edital Nº 5/2020:

  • 25 a 26 de junho para as vagas de supervisão com lotação em Brasília.


Edital Nº 6/2020:

  • 25 a 26 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Barreiras, Itaeté, Fortaleza, São Luís, Grajaú, Imperatriz e Porto Velho.
  • 26 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Goiânia.
  • 24 a 26 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Campo Grande e Corumbá.
  • 2 e 3 de julho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Serra Talhada.
  • 23 a 25 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Teresina e Bom Jesus.
  • 25 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Rio de Janeiro.
  • 23 a 26 de junho para as vagas de supervisão de brigadas com lotação em Palmas, Formoso do Araguaia, Tocantínia e Tocantinópolis.

Os profissionais contratados perceberão de salário base mensal que varia de R$ 1.045,00 a R$ 5.225,00, a depender do cargo pleiteado. O Ibama oferecerá um contrato cinco ou seis meses de trabalho aos selecionados.

Para saber como se candidatar, acesse o edital específico da vaga de interesse, clicando aqui.

Atribuições dos cargos

É importante que os profissionais que desejam realizar a inscrição e atuar em algum dos cargos fiquem atentos aos atributos de cada função:

Brigadista: Executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como: prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, a qualquer tempo.

Chefe de Esquadrão:Comandar os brigadistas do esquadrão nas atividades de prevenção e combate, elaborar e executar o plano semanal de trabalho do esquadrão e zelar pela manutenção dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, a qualquer tempo

Chefe de Brigada: Executar as atividades administrativas referentes à brigada, coordenar a hierarquia de comando de chefes de esquadrão e brigadistas, enviar relatórios gerenciais e representar o Prevfogo localmente, ficando à disposição para atuar em grandes operações de combate, a qualquer tempo

Supervisor de Brigadas Federal: Assessorar as ações gerenciais do Prevfogo no Combate aos Incêndios florestais, queimas prescritas, educação ambiental e monitoramento por geoprocessamento, incluindo a elaboração de Relatórios e Notas Técnicas;

Supervisor Estadual de Brigadas: Apoiar as ações gerenciais e administrativas das Coordenações Estaduais do Prevfogo como envio de documentos técnicos à sede e controle das atividades de cada Brigada do seu Estado.

COMENTÁRIOS