Menu

Governo de Minas quita o 13º salário dos servidores referente a 2018

22/10/2019 às 20:44
Tempo de leitura
2 min

No início do mês, o governador Romeu Zema (Novo) já havia prometido de que adiantaria em dois meses a quitação do 13º salário de todos os servidores estaduais, referente a 2018. A promessa foi cumprida nessa segunda-feira (21). A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) confirmou a informação.

As parcelas estavam atrasadas desde o fim do mandato do ex-governador Fernando Pimentel (PT), e agora foi totalmente paga aos servidores, com adiantamento, já que a escala era até dezembro deste ano. O pagamento só foi possível por um “reajuste de caixa”, segundo a assessoria da SEF.

Entenda o caso

O governador havia anunciado, no dia 1º deste mês, que ainda em outubro iria quitar a nona e última parcela do 13º salário de 2018, para todo o funcionalismo, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.

Conforme a pasta, só foi possível fazer o pagamento do 13º salário após um esforço do Executivo estadual para “equilibrar as contas”.

Apenas parte dos servidores tinham tido o abono natalino quitado, sendo primeiramente os profissionais de segurança pública. Eles receberam em maio desse ano, após pressionarem o governo, por meio de manifestações em frente a Cidade Administrativa.

Depois, em junho, os funcionários da SEF, que são responsáveis pela folha de pagamento, receberam totalmente os benefícios do 13º salário de 2018. Agora, todos os servidores tiveram os pagamentos 100% quitados.

Última atualização em 12/09/2020 às 20:47