Geladeira retrô: uma tendência em muitas propostas de decoração

PUBLICADO EM

Quando falamos em decoração de interiores, há formas de resgatar o passado sem deixar de lado as facilidades oferecidas pela contemporaneidade. 

Um exemplo é quando se utiliza elementos retrôs dentro de casa. Uma geladeira neste estilo pode ser o toque perfeito de design que você buscava para a cozinha. Saiba tudo sobre esta tendência incrível que está bastante em alta nos dias de hoje.

Crédito da foto: CASAon CASAon/Viva Decora

O que é o estilo retrô?

Fala-se muito no estilo retrô em sites e revistas de decoração. Mas do que isto se trata? Pois bem, é como é chamada a tentativa de inserir algo antigo ou de traços clássicos em uma composição moderna. Ou mesmo de criar algo novo, mas com um ar nostálgico. 

Este é, aliás, o foco de muitos projetos de interiores – algo que vem conquistando a admiração e o coração de vários designers e clientes.

Inspirado neste estilo de decoração, muitas empresas criaram objetos novos, mas que são lindas releituras de itens que existiam no passado. Mais precisamente, eles fazem referência aos anos cinquenta e sessenta. 

Este é o caso de alguns eletrodomésticos utilizados em cozinhas, como batedeiras, liquidificadores, fogões e as geladeiras, claro. 

Crédito da foto: Carla Cuono Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Crédito da foto: Ana Yoshida/Viva Decora

Sobre as geladeiras retrôs

As geladeiras retrôs tornaram-se uma tendência em projetos de decorações de cozinhas contemporâneas. Elas são, em primeiro lugar, elementos funcionais. Mas, certamente, roubam a cena por sua beleza e design também. Possuem um formato robusto, linhas arredondadas, cores fortes e detalhes ornamentais sutis. Dão a este tipo de ambiente uma personalização única; um toque alegre que encanta a todos.

Crédito da foto: Rico Mendonça/Viva Decora

Alguns modelos de geladeira retrô

Olhar para uma geladeira retrô é como abrir uma janela para o passado. Nem por isto este tipo de aparelho precisa fazer a decoração de uma cozinha parecer retrógrada. 

É como ter um objeto com cara de antigo, mas uma tecnologia moderna. Pode-se pegar um aparelho deste tipo, original e com uma boa estrutura, e reformá-lo, fazendo-o ficar novo. Ou investir em um modelo novo, com conteúdo moderno, mas um ‘visual de antiguinho’.

Crédito das fotos: Eduarda Corrêa e Monise Rosa/Viva Decora

Então, resumindo, adquirir uma geladeira com visual retrô nem de perto é abrir mão das facilidades que a contemporaneidade tem a oferecer. 

A aventura de encontrar um aparelho antigo em uma loja especializada e restaurar é para poucos. Mas o bom é que já existem várias marcas investindo em imitações de geladeiras convencionais – e até frigobares – em estilo retrô.

Dentre muitas opções de geladeiras retrôs que se pode encontrar no mercado, dois precisam ser citados. 

Os modelos da Brastemp – nas cores preto, vermelho e amarelo – são as mais populares. E têm também as Smegs – em tons como azul, rosa, laranja e verde –, que remetem melhor aos anos cinquenta.

Crédito da foto: Mariana Luccisano/Viva Decora

Crédito da foto: Ana Cano Milma e Fábio Morozini/Viva Decora

Dicas de como usar geladeira retrô na decoração

Para algumas pessoas é difícil imaginar o porquê de usar uma geladeira retrô no lugar de uma geladeira convencional na decoração de uma cozinha ou de outro espaço. 

Mas pelo o que já se pôde entender, os modelos retrôs podem ser tão bonitos quanto funcionais também. Então, vale a pena investir nesta ideia para ajudar na personalização de certos cômodos – isto pode vir a ser até a protagonista do cenário.

Crédito da foto: Aline Cobra Design e Arquitetura/Viva Decora

É impossível uma geladeira retrô passar despercebida dos olhos do observador. Ao adentrar o cômodo, logo a imagem deste eletrodoméstico lhe chamará a atenção. 

Sendo o aparelho na cor preta, vai lhe dar uma ideia de sofisticação; ou poderá ser em vermelho, uma cor bem intensa, que confere um toque mais rústico. O desafio é harmonizar seu visual ao restante da decoração. Mas, com planejamento, pode-se chegar a um bom resultado.

Crédito da foto: Tetriz Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Crédito da foto: D2N Arquitetura + Interiores e Espaço do Traço Arquitetura/Viva Decora

“O design retrô deixa a peça mais irreverente, mas em cores neutras pode se encaixar em ambientes clássicos. O ideal é que, nesses casos, essa peça esteja em segundo plano.”

“O ideal é ter todos os eletrodomésticos definidos no momento do início do projeto, assim, facilmente a marcenaria planejada é capaz de integrar essa peça com outros objetos de maneira harmônica.”

– arquiteta Marina Dubal, em reportagem de Correio Braziliense.

Pensando em incluir uma geladeira retrô na decoração de sua cozinha? É, pode ficar muito bonito, experimente, então!

Comentários

destaque

Tragédia de Mariana: Justiça determina continuação do pagamento dos auxílios aos atingidos

A Justiça Federal suspendeu a interrupção do pagamento de auxílios financeiros pela Fundação Renova a, pelo menos, 7 mil atingidos da Bacia...

Dica de Português: saiba a diferença entre seção, sessão e cessão

Seção, sessão e cessão são palavras homófonas, ou seja, elas possuem a mesma pronúncia, mas têm grafias e significados diferentes. As palavras...

EDITORIAS POPULARES

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,415FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
182SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever
Comentários