Menu

Fique atento aos perigos do trânsito durante o Carnaval

19/02/2020 às 14:00
Tempo de leitura
3 min

Todo mundo gosta de carnaval, desfiles de escolas de samba, bloquinhos de rua, viagens com família ou amigos, ou mesmo descansar alguns dias, são algumas das possibilidades que esse feriado traz.

No entanto, esse não é um período só de alegria. Todo esse clima de diversão acaba deixando as pessoas menos atentas, o que pode trazer uma série de problemas, como os acidentes de trânsito, por exemplo.

Se você vai pegar a estrada ou pretende circular de carro dentro da sua cidade nesse período, vale a pena ficar mais atento a lista de perigos do trânsito durante o carnaval que preparamos a seguir.

Como evitar os perigos do trânsito durante o carnaval

Se você vai circular de carro durante esse feriado é importante que esteja atento a algumas situações específicas no trânsito que podem trazer sérios problemas.

Veja quais são elas a seguir:

1. Documentação em dia

Uma das maneiras de evitar problemas durante esse período, especialmente com as autoridades, é ter sempre em mãos os seus documentos e o do veículo, principalmente se você for viajar.

2. Revisão do carro

Essa dica também é ainda mais importante em casos de viagem. Antes de pegar a estrada, faça uma revisão no carro, veja se ele está funcionando bem e se todos os itens de segurança como freios, cintos e mais, estão em dia.

3. Se for dirigir, não beba

Nesse período o número de pessoas alcoolizadas ao volante cresce muito, o que faz com que os riscos de acidentes de trânsito também cresçam.
Por isso, se você for dirigir, não beba.

4. Esqueça o celular

Não importa se você está dirigindo dentro da cidade ou na estrada, enquanto estiver ao volante, esqueça o celular. Além de ser uma infração de trânsito, mexer no celular enquanto dirige pode promover acidentes.

5. Tenha atenção redobrada

O número de pessoas circulando nas ruas, distraídas com músicas, fantasias e outras coisas comuns nesse período é imenso. Por isso, vale a pena você se manter ainda mais atento enquanto estiver ao volante.

6. Garanta a segurança do veículo

Outra coisa comum nesse período, além dos acidentes, são os roubos e furtos de veículos.

Para evitar esse tipo de problema, vale a pena investir em estacionamentos fechados e contar com um seguro auto contra roubo e furto pelo menos.

Há opções mais completas que oferecem coberturas também em casos de acidentes, então avalie com seu corretor e passe o carnaval mais tranquilo.

Independentemente de onde, ou como, você decidir passar o seu carnaval, lembre-se que dirigir envolvem sempre muita responsabilidade e atenção.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroDeAutomovel

Fontes: https://www.smartia.com.br/blog/2018/02/09/dicas-para-planejar-seu-carnaval-e-aproveitar-folia/

http://www.onsv.org.br/transito-no-carnaval-exige-atencao-redobrada-de-motoristas-e-de-pedestres/

Leia mais: Corpo de Bombeiros promove inovações na Operação de Carnaval deste ano; veja dicas de segurança

COMENTÁRIOS