Menu

Fevereiro Roxo: Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto

07/02/2018 às 17:26
Tempo de leitura
2 min

Inicia-se um novo mês e com ele uma nova campanha de saúde: Fevereiro roxo.  A campanha fevereiro roxo tem como objetivo conscientizar sobre três diferentes doenças: Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer.

A fibromialgia é uma síndrome manifestada pelo sintoma de dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Não existe um consenso de uma causa única que possa levar à fibromialgia, tampouco a descoberta da cura, porém existe tratamento para amenizar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores.

A patologia denominada Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou simplesmente Lúpus, é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune  que pode ocorrer de dois tipos: o cutâneo , caracterizado pela presença de manchas na pele, principalmente em locais que recebem maior radiação solar e o segundo tipo o sistêmico , no qual ocorre acometimento de órgãos internos.

A doença de Alzheimer é caracterizada pela perda na função cerebral, causando problemas na memória, pensamento e comportamento podendo evoluir para quadro de demência. Apesar de ser uma doença que não possui medidas para evitar seu progresso, o tratamento adequado pode minimizar seus sintomas.

As doenças representadas pela campanha Fevereiro Roxo são nitidamente distintas, mas possuem em comum o fato de serem patologias que não possuem cura, mas devem ser tratadas desde seu diagnóstico ,o qual deve ocorrer o mais breve possível , de modo a evitar grandes complicações. O foco é proporcionar aos portadores de fibromialgia, Lúpus ou Alzheimer o máximo de bem estar possível .

No decorrer deste mês falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas patologias focando na atuação da nutrição na missão de garantir melhor qualidade de vida aos indivíduos acometidos e àqueles com quem se relacionam.

Coluna Nutrição e Alimentação

Coluna articulada por Franciele Santana

Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:53