Menu

Feliz Dia Mundial do Livro!

23/04/2018 às 13:05
Tempo de leitura
2 min

Hoje, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data teve sua origem na Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha, em 1926, em comemoração ao nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor da obra-prima Dom Quixote.

Em 1930, a comemoração passou a ser realizada todo dia 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mas foi em 1995 que a UNESCO, com o objetivo de promover o prazer da leitura e a proteção dos direitos autorais, instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, lembrando também o falecimento de outros grandes escritores como o escritor inglês William Shakespeare, autor de obras como Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho de uma Noite de Verão.

A celebração do dia do livro é uma homenagem a todos os escritores do mundo e às suas obras por ter promovido o progresso cultural e social da humanidade e a disseminação do conhecimento. Ao mesmo tempo, é uma forma de incentivar a todos, especialmente os jovens, o hábito de ler, e de respeitar aqueles que continuam a enriquecer a literatura, local, nacional e mundial e a expansão do conhecimento através da publicação de seus livros.

A leitura enriquece-nos e dá-nos a possibilidade de viver várias vidas em vez de apenas uma, ajuda-nos a colocar-nos no lugar do outro, expande a mente e abre horizontes, incentiva a nossa imaginação e nos proporciona viagens incríveis.

O Mais Minas felicita a todos os escritores, editores, revisores e tradutores por este dia e agradece a sua contribuição para o desenvolvimento cultural da humanidade. O portal também estende a saudação a todos que, de forma direta ou indireta, contribui para a divulgação dos livros e da leitura.

Que tal aproveitar o dia de hoje e reservar uma parcela do seu tempo para ler um livro? Mas lembre-se: ler é um prazer diário! Leia constantemente para expandir a sua mente.

Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:35