The news is by your side.

FAOP entrega pinturas restauradas à Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP realizou, na sexta-feira (10/07), a entrega de seis pinturas pertencentes à Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto. As obras foram restauradas por estudantes do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão do professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira e apoio da equipe técnica.

Foto: Filipe Barboza | Asscom FAOP

Cinco das obras são de autoria do pintor José Gervásio: a tela “O Inferno”, restaurada pelas alunas da FAOP Thaís Lino, Sarah de Paula e Dayane Milagres; o quadro “O Paraíso”, restaurado por Marcelo Guedes e Maria Brumano; a obra “A Morte”, por Vinícius dos Santos e Lara Garcia Miranda; “O Juízo Final”, por Adriana Borsoi e Júlia Valentin; e o “Retrato” (homem do final do século XIX – atribuído), por Maria do Carmo de Souza e Aryanne Félix. A outra tela entregue, denominada: “Retrato” (sacerdote – atribuído), de autoria do artista Honório Esteves, foi restaurada pelo discente Rafael Alves.

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, ressalta a importância dessas restaurações para a formação dos alunos e também para as comunidades atendidas. “O grande valor da FAOP está em seu material humano. É perceptível o comprometimento e a dedicação de professores, técnicos e alunos nas restaurações das obras, além do conjunto de esforços dos demais profissionais da Fundação. E esse importante trabalho desenvolvido dentro do Curso Técnico em Conservação e Restauro permite, não só em Ouro Preto, mas em todo estado de Minas Gerais, que as comunidades atendidas tenham os seus patrimônios preservados. Dessa forma, ao mesmo tempo em que os alunos têm a oportunidade de construir uma formação sólida, a gente pode contribuir para a preservação de vários acervos”.  

O pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago, agradece a parceria com a FAOP. “Temos muita alegria em acolher essas telas que estavam com a Fundação. Com esse trabalho, podemos resguardar a memória religiosa, histórica e cultural para o presente e para o futuro, o que marca bastante, sobretudo, a vida da nossa cidade”.

Participaram da entrega a presidente da FAOP, Julia Mitraud; a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA, Gabriela Rangel; a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP; Ana Paula Mendes, o professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira; a técnica em conservação e restauro, Roberta da Silva; a assessora de gabinete da FAOP, Sabrina dos Anjos; além do pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago; do vigário paroquial, Rogério de Oliveira; do diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos José de Oliveira; e das conservadoras e restauradoras do Museu, Maria Ângela de Paula e Camila Costa.