Menu

Especial Campeonato Mineiro 2020: Patrocinense, a “Águia Louca” de Patrocínio

22/01/2020 às 07:00
Tempo de leitura
4 min

Nesta semana se iniciará o Campeonato Mineiro de 2020 – Módulo I. Esta será a 106ª edição daquele que é um dos mais tradicionais estaduais do país. E para iniciar a temporada nas Minas Gerais, o Mais Minas preparou uma série de matérias especiais sobre os clubes que disputarão a divisão principal do torneio. No último episódio, é a vez do Patrocinense.

Fundado em 19 de março de 1954, o CAP é um dos maiores clubes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que, após tempos sombrios, ostenta um promissora e ambiciosa projeto.

Renascimento

Em 2006, por conta de insuficiências financeiras, o Patrocinense encerrou suas atividades profissionais. Na altura, a equipe se encontrava na Segunda Divisão Mineira, equivalente ao terceiro escalão do futebol mineiro.

Contudo, 10 anos depois, em 2016, o time grená voltou a atuar e, por dois anos seguidos, cravou acessos na esfera estadual. Logo no primeiro ano desde o recomeço, a equipe subiu ao Módulo II, competição em que foi campeão em 2017, no ano seguinte. Em 2018 e 2019, a Águia fez boas campanhas e se classificou para o mata-mata da Módulo I. Nas duas ocasiões, a equipe foi eliminada pelo campeão Cruzeiro, nas quartas de final, mas o suficiente para colocar o time de Patrocínio nas competições nacionais seguintes.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Patrocinense, a "Águia Louca" de Patrocínio

Raposa tem sido pedra no sapato da Águia – Créditos das fotos: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No ano de 2019, o Patrocinense participou da Série D e fez boa campanha. Ademais, já está garantido na competição em 2020.

Semelhanças com o Atlético

O clube grená possui diversas compatibilidades com o Galo, a começar pelo símbolo. Os escudos das equipes são idênticos, modificando apenas a cor principal e a última letras dos acrônimos, enquanto o time de BH carrega o preto, o Patrocinense é representado pelo Grená. Nas siglas, um sustenta o CAP e o outro o CAM.

Além disso, os dois clubes têm denominações praticamente iguais, mudando apenas o último nome. A Águia, por sua vez, leva o nome de Clube Atlético Patrocinense, já o alvinegro, se chama Clube Atlético Mineiro.

Estádio e Mascote

O time do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba manda seus jogos no Estádio Pedro Alves do Nascimento, o popular Pedrão. O campo é propriedade da Prefeitura Municipal de Patrocínio e possui capacidade para receber 8 mil espectadores.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Patrocinense, a "Águia Louca" de Patrocínio

O conhecido Pedrão – Crédito da foto: FMF

Com simpatia e muita disposição, a Águia Louca faz muito sucesso. Em 2018, em um duelo contra o Villa Nova, o carismático mascote grená viralizou na internet após fazer uma bonita defesa.

YouTube video

Torcedor-símbolo

Um dos maiores nomes do sertanejo nos dias atuais, Lucas Lucco é Patrocinense. Natural de Patrocínio, o cantor, além de cruzeirense, também cultiva muito carinho pelo CAP. O músico já apareceu diversas vezes nas redes sociais do clube.

https://www.instagram.com/p/B5YhGTCh6xM/?utm_source=ig_web_copy_link

Gestão estratégica e expectativas para a temporada

Atualmente, o Patrocinense vive um momento completamente distinto do período de inatividade. Com uma direção forte e organizada, a Águia mira voos cada vez mais altos.

Em 2020, o projeto é se manter na elite mineiro, alcançar uma vaga para a Copa do Brasil de 2021 e ascender à Série C do Campeonato Brasileiro.

Destaques para 2020

Na temporada que se inicia, o CAP deposita suas esperanças no lateral Pedro Rocha, que disputou a última Série A pelo CSA. Além dele, o atacante Rafael Gladiador, ex-Bahia, e o goleiro Thiago Passos, com boas passagem pelo interior de São Paulo, geram expectativas ao torcedor grená.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Patrocinense, a "Águia Louca" de Patrocínio

Lateral atuou no clube alagoano em 2019 – Créditos das fotos: Morgana Oliveira/Facebook/Pedro Rosa

Elenco

Goleiros: Thiago Passos, Luiz Miguel, Matheus Cabral e Romário;

Laterais: Rodney, Marcelo, Ian e Pedro Rosa;

Zagueiros: Betão, Felipe Gregory, Bruno Leonardo e Alisson Cassiano;

Volantes: Mário César, Thiago Lima, Alemão, Léo Costa e Dani Oliveira;

Meias: Júlio Pacato, Danielzinho, Iago, Rogerinho e Giba;

Atacantes: Paulo Renê, Rafael Gladiador, Jayme e Chico;

Técnico: Thiago Oliveira.

O Patrocinense estreia no Campeonato Mineiro 2020 na quarta-feira (22), às 21h, contra o Villa Nova, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Leia mais: Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o “Leão do Bonfim”